Pecuaristas, técnicos, estudantes e empresários participam do III Encontro Estadual da Cadeia Produtiva de Ovinos e Caprinos de Mato Grosso, que teve início na manhã desta quinta-feira (24.10) e se encerra hoje (sexta-feira - 25) na Cabanha Quatro Hermanos, no município de Tapurah. O evento visa fomentar o desenvolvimento da atividade em todo o Estado, principalmente nas regiões Norte e Médio-Norte.
Para o presidente da Associação Mato-grossense dos Criadores de Ovinos e Caprinos, Cássio Carollo, Tapurah e demais municípios da região possui um grande potencial para a criação de ovinos e caprinos. Segundo ele, a partir da entrada da cabanha Quatro Hermanos, do produtor rural Carlos Capeletti e família na atividade, os olhos da Ovinomat e demais produtores do estado se voltaram à esta região, uma vez que o projeto idealizado pela Cabanha tende a ser um dos maiores do Brasil em um futuro próximo.
“Acredito que dentro de dois a três anos este projeto de cria, recria, e engorda da Cabanha Quatro Hermanos, além da implantação de um frigorífico aqui, já será o maior projeto da ovinocultura do estado de Mato Grosso. Hoje ele (Carlos Capeletti) já possui um volume bom de matrizes e conta com uma estrutura muito grande, desde a parte da alimentação para os ovinos, o que é considerado o custo mais alto para o confinamento dos animais, onde pode chegar até 60 ou 70% de todo o custo de produção do animal. Então, como ele é um produtor de milho, feno e outros produtos que complementam a alimentação, além da equipe profissional que possui, tem tudo para dar certo e ser considerado um modelo a ser seguido pelos demais produtores do estado e do país, e é por isso que nesta semana viemos realizar este grande evento nesta propriedade”, disse.
Segundo Carollo, a cadeia completa (cria, recria, engorda) e o abate a partir da implantação do frigorífico vai alavancar a atividade da ovinocultura em toda a região e no estado.
“Com o frigorífico para o abate, a cabanha vai poder levar uma carne de alto padrão (premium), embalada com valor agregado aos demais municípios em outras regiões do estado e fora de Mato Grosso também, sendo que hoje, tanto São Paulo, quanto o Rio de Janeiro possui uma demanda muito grande por carne de carneiro, a qual está cada dia mais presente na mesa dos brasileiros”, destaca.
Mercado
Cássio Carollo aponta ainda que a carne de ovinos e caprinos possui um grande mercado em aberto, destacando que atualmente, entre 70 e 80% da carne de carneiro consumida no Brasil é importada de outros países.
“No Brasil, os estados estão começando a se organizar a partir de agora, a exemplo da Bahia e o Rio Grande do Sul que são grandes produtores de ovinos e caprinos, mas não têm condições de fornecer carne suficiente nem para os seus estados ainda. Nós precisamos organizar a cadeia produtiva e produzir uma carne de excelência para colocar no mercado brasileiro para atender esta demanda”, pontua.
Iniciando na atividade com altos investimentos
A Cabanha Quatro Hermanos, do Grupo Capeletti, iniciou suas atividades na ovinocaprinocultura em maio deste ano adquirindo as primeiras 1.500 matrizes no estado da Bahia. Hoje a propriedade já conta com cerca de 2 mil matrizes, visando uma alta escala de produção no futuro para comportar a instalação de um frigorífico com abates semanais para manter o mercado mato-grossense abastecido.
Para o produtor rural, Carlos Alberto Capeletti, proprietário da cabanha Quatro Hermanos, é possível ampliar o setor da ovinocultura e fazer com que a carne de carneiro se torne mais presente na mesa dos brasileiros para ser consumida semanalmente.
“O carneiro nos proporciona uma das carnes mais saborosas que temos, mas não chega na mesa de todas as pessoas. Para isso é preciso ter uma produção em grande escala e frigoríficos para o abate para ela chegar ao mercado com preços mais acessíveis e também com uma excelente qualidade. A nossa ideia é fazer um plantel grande, fazer a padronização da carne e posteriormente buscar parceiros para a implantação do frigorífico e colocar esta carne no mercado consumidor. Eu mesmo já visitei muitos projetos de ovinocultura e percebi que muitos produtores entram na atividade, mas depois esbarram na comercialização do produto, e é por isso que a gente precisa começar grande, com investimento alto para buscarmos este mercado consumidor com a garantia de termos uma produção para atender toda a demanda”, afirma Capeletti.
Adquirindo conhecimento
Nos dois dias do evento (ontem e hoje), cerca de 150 pessoas entre produtores, técnicos, estudantes e representantes de sindicatos e associações de todo o estado devem prestigiar o 3º Encontro Estadual da Ovinocultura. Um ônibus com 30 estudantes da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) saiu de Cuiabá para participar do encontro. Também estiveram presentes na abertura do evento, na manhã de quinta-feira (24), representantes do Senar-MT, Famato, Sedec-MT, Sindicato Rural de Tapurah, Empaer, Indea e secretarias municipais.
Cabanha Quatro Hermanos/Grupo Capeletti
O Grupo Capeletti consiste em um grupo de empresas da família o empreendedor Carlos Alberto Capeletti.
As empresas pertencentes ao grupo atuam em diversos ramos de atividades, tais como: Agricultura, bovinocultura, suinocultura, avicultura, ovinocultura e caprinocultura. Além disso, caminhamos para produção auto sustentável em todas as suas fases, pois produzimos nossa própria energia, tanto através da geração de energia solar com uma usina fotovoltaica, como utilizando o biogás, derivado dos dejetos suínos, que também são utilizados na fertirrigação.
Os suínos e aves descartados são transformados em farinha de carne e serão usados na fabricação de ração, em uma fábrica que está em processo de finalização, e que em breve processará nossa própria ração. Atualmente está em andamento o projeto de produção de ovos caipiras, através do sistema “Cage Free”, onde o bem estar dos animais é levado a sério. Além disso, está em gestação o projeto de construção de um frigorífico de bovinos, ovinos, e suínos, e com isso, vemos operar não só na comercialização de ovos caipiras, mas também no mercado de carnes, com ênfase em franquias de cortes nobres e especiais.
O grupo tem objetivo de nascer no mercado levando em seus produtos, além de muita qualidade, um histórico e a garantia de produtos oriundos de produção altamente sustentável.!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link acima ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos deste site (Jornal Caiabis) estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral - LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Não reproduza esta matéria em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Jornal Caiabis, por escrito.