In�cio
Boa Tarde! - Hoje é Quinta-Feira, 28 de Março de 2024
Hora Certa: 13:53


Prefeitura deve concluir coleta de entulhos nesta semana e passará a multar imóveis por colocar lixo seco nas calçadas

Multa está estabelecida em lei de 2016 e valor para quem deixa lixo seco na rua, calçada ou terrenos baldios é de R$ 1.300,00

Publicado 19/07/2022 - 09:58 e atualizado 19/07/2022 - 10:05
Por: Redação

Iniciada no último dia 05 deste mês (julho) a limpeza geral da cidade de Tapurah, com coleta de lixo seco e entulhos deve ser concluída pela secretaria municipal de obras, infraestrutura e urbanização na próxima semana. Os caminhões e máquinas estão nesta semana nos bairros jardim Juliana e Jardins, e na próxima semana estarão finalizando no bairro Jardim Joelma.

Conforme a secretaria de obras, após este mutirão, a mesma só voltará a realizar o serviço no mês de novembro, momento em que antecede os festejos de final de ano e que a cidade recebe muitos visitantes. O secretário de obras, Algacir Cavazzini diz que foi definido, juntamente com a câmara de vereadores, que a prefeitura fará este tipo de coleta duas vezes por ano, sendo uma em junho e outra no mês de novembro, a fim de deixar a cidade mais bonita para as festividades do aniversário do município e também de fim de ano.

“A próxima coleta que faremos será em novembro e no ano que vem vamos fazer no mês de junho. Sabemos que sempre temos que trabalhar para deixar a cidade bonita, mas isso depende mais da população do que da prefeitura. Essa coleta de entulhos, galhos, geladeiras, sofás e outros itens, não é obrigação da prefeitura que, inclusive, a lei não me permite fazer isso e estamos fazendo irregularmente. Infelizmente, parte da população tem abusado um pouco, sendo que não dá tempo de terminar a limpeza da cidade e já tem lixo novamente nas calçadas e nas ruas, muitos ainda não respeitam”, relata.

Multa

Cavazzini explica que, a partir de agora, as pessoas e donos de imóveis que colocar entulhos para fora, na calçada, lotes baldios ou na rua serão multados, conforme a Lei Municipal 083/2016 e o valor é de R$ 1.3000,00.

“Quem jogar entulhos para fora do terreno entre o mês de julho e novembro, até o período do novo mutirão, vai ser multado. Infelizmente tem que ser assim. O lixo úmido continuará sendo recolhido pela secretaria diariamente. Hoje a prefeitura cobra uma taxa com valor irrisório na conta de água que é sobre a coleta do lixo, e já existem cobranças a nós do TCE-MT (Tribunal de Contas do Estado) que esta taxa precisa pagar o investimento e os custos deste setor, referente ao recolhimento do lixo úmido, e o recolhimento de lixo seco e entulhos não é de responsabilidade da prefeitura, até mesmo por que estamos sendo injustos com as três empresas que temos em Tapurah, que pagam alvará e recolhem os impostos para recolher entulhos, enquanto nós (administração) estamos fazendo isso, e que não podemos mais fazer este serviço”, ressalta.

Pontos de coleta

A prefeitura está implantando três eco pontos na cidade para facilitar o transporte daquelas pessoas que não querem contratar o serviço de entulhos e elas mesmas levam até o lixão. Os mesmos ficarão prontos nos próximos meses.

 

 



Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link acima ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos deste site (Jornal Caiabis) estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral - LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Não reproduza esta matéria em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Jornal Caiabis, por escrito.



LEIA TAMBÉM






CADASTRE-SE

Você poderá receber nossos informativos e notícias importantes.

FORMULÁRIO DE CADASTRO

FALE COM A REDAÇÃO

Você tem alguma reclamação ou elogio, sugestão matérias ou informar um fato?

ABRIR UM CHAMADO


Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Este website foi desenvolvido e é hospedado por: