In�cio
Bom Dia! - Hoje é Quinta-Feira, 28 de Março de 2024
Hora Certa: 06:18

PREGUIÇA É A MÃE DE TODAS AS POBREZAS

Benjamin Franklin, “a preguiça anda tão devagar que a pobreza facilmente a alcança”. Chegamos ao tempo de eleições e com ela vem as dúvidas. Dúvida é o objeto de quem não estudou a matéria como deveria.

Publicado 18/09/2020 - 09:35 e atualizado 18/09/2020 - 09:39
Por: João Edisom

 Conceitualmente vamos aqui classificar o homem em: intelectual, força do conhecimento; físico, força da execução (trabalho) e; espiritual, força da fé (coerência). Nos três casos necessitamos de um esforço enorme para evoluirmos. O progresso financeiro, intelectual ou espiritual é precedido de muita resiliência, esforço, estudo, dedicação e disciplina. Para Benjamin Franklin, “a preguiça anda tão devagar que a pobreza facilmente a alcança”.

Chegamos ao tempo de eleições e com ela vem as dúvidas. Dúvida é o objeto de quem não estudou a matéria como deveria. Tem aqueles que acreditam em discursos fantasiosos. Acreditar em fantasias é prerrogativa de infantilidade, ou seja, alguém que desconhece ou ignora a realidade.  Tem gente que vende o voto. Vender o voto é a condição para aqueles que não conseguem valorar o custo das suas escolhas. Por que somos assim?

Primeiro que pensamos que preguiçoso é só aquela pessoa que não trabalha (físico). Sabemos que o esforço meramente subserviente não tem valor, nunca pagou bem e nem vai pagar. Recurso ou rendimento para além da sobrevivência vai para quem planeja, cria, fiscaliza e manda! Aliás, trabalho operacional está apenas um estágio acima da ferramenta que usa e, dependendo da preguiça intelectual, está abaixo por não saber manusear as ferramentas de forma eficiente.

A preguiça intelectual faz as pessoas fazerem escolhas sempre pelos atalhos: colar na escola, usar a esperteza, fazer cursos com foco no diploma e não no conhecimento, comprar títulos e gerar currículos inexistentes. Na vida vão a cargos indicados ou, no máximo, a massa de militâncias para protestar e culpar alguém pelo baixo desempenho profissional. Nunca se culpam pela sua preguiça intelectual. O Marquês de Maricá afirmou que “a preguiça gasta a vida, como a ferrugem consome o ferro”.

Temos que respeitar e conviver com todas as manifestações religiosas, mas a preguiça espiritual perniciosa que falo está no sincretismo exploratório que habita em um mesmo corpo e em uma mesma alma. Quem acredita em tudo é porque não conhece em que está acreditando. François La Rochefoucauld escreveu que “temos mais preguiça no espírito do que no corpo”.

Em todas as religiões e no próprio ateísmo temos pessoas sérias, conhecedoras e comprometidas com aquilo que pregam, mas até para identificá-los e separar dos ruins e falsos exige esforço e conhecimento. Para o preguiçoso, o normal é ser um fiel que não lê as doutrinas de sua orientação espiritual, cortar caminho, prefere ouvir e seguir as explicações dos outros a fazer seu próprio juízo através de seu esforço. Por isso neste campo espiritual há tantos charlatões ganhando dinheiro por vender curas, ler o futuro, produzir substancias milagrosas ou firmar contrato com o “ deus da minha igreja” em troca de dinheiro com o único objetivo de aumentar seu capital financeiro.

Governos pobres de conhecimento, mas ricos de más intenções sobrevivem na política graças a preguiça enraizada em seu povo.  Resultado é que sempre vai faltar políticas que valorizam o conhecimento e o trabalho. Para manter seu eleitorado fazem justamente o contrário; castiga quem trabalha, arrancando o couro através dos impostos altos daqueles que pensam, planejam e produzem. Nunca valorizam a educação. Ao contrário, adoram vangloriarem as escolas da vida e diplomar analfabetos para continuar governando seus cérebros confusos e infantis e, para concluir sua epopeia, são capazes de adentrar a todos os templos de todas as convicções religiosas, desde que hajam os fieis que lhes deem voto.

O caminho dos preguiçosos é cheio de obstáculos. Até porque as maiores dificuldades são filhas da preguiça. Se quiser construir uma história diferente e melhor para si, para sua família, para seu país, a primeira coisa que o homem deve procurar fazer é vencer a preguiça. Se quiser ser dono do seu destino, tem que ter coragem intelectual, profissional e religiosa.

Como afirmou Salomão, provérbio 15:14: “Quem é sábio procura aprender, mas os tolos estão satisfeitos com a sua própria ignorância”.



Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link acima ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos deste site (Jornal Caiabis) estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral - LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Não reproduza esta matéria em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Jornal Caiabis, por escrito.



LEIA TAMBÉM






CADASTRE-SE

Você poderá receber nossos informativos e notícias importantes.

FORMULÁRIO DE CADASTRO

FALE COM A REDAÇÃO

Você tem alguma reclamação ou elogio, sugestão matérias ou informar um fato?

ABRIR UM CHAMADO


Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Este website foi desenvolvido e é hospedado por: