Os alunos da rede municipal de ensino de Itanhangá iniciaram na última segunda-feira (15/6) o desenvolvimento de atividades pedagógicas on-line e por apostilas (para quem não possui acesso a internet). A ferramenta implantada pela Secretaria Municipal de Educação atende ao novo plano pedagógico, aprovado pelo Conselho Municipal de Educação e Assessoria Pedagógica Estadual via CEE/MT embasado nas resoluções federais e estaduais dos Conselhos de Educação, onde consta como atividade não presencial e substitui as aulas em tempo de pandemia, provocada pelo novo coronavírus.
Conforme a secretária de educação, Professora Suzana Bess, os alunos que residem na área rural do município e tem dificuldade em acessar o conteúdo pela internet, a secretaria está enviando o material impresso até a residência de cada aluno. Segundo Suzana, todas as atividades enviadas pela escola no sistema on-line ou apostila, contarão como dia letivo e presença do aluno na escola.
“Para nós, profissionais da educação está sendo uma atividade bastante desafiadora, o trabalho triplicou, onde tudo aquilo que estava programado para ser realizado dentro da sala de aula, agora precisa ser feito em diversas ferramentas (digital e escrito), mas todos (os professores) estão muito empenhados e à disposição dos alunos para que este tempo não seja totalmente perdido”, ressalta.
A Secretaria Municipal de Educação também está se organizando com sistemas de avaliações on-line, onde poderá metrificar a progressão do ensino do aluno e trilhar caminhos para avançar na aprendizagem dos estudantes. O sistema a ser implantado dará condições aos docentes de visibilizar qual objeto de conhecimento precisa ser aprofundado e em que nível de proficiência o aluno se encontra. Será proporcionado formações contínuas aos docentes a fim de alcançar os objetivos de aprendizagem e aos alunos a partir da primeira sondagem virtual que se trabalhará com aulas de reforços individuais, com agendamentos e seguindo todas as normas de prevenção ao COVID 19.
A secretária Suzana Bêss, destaca ainda que o papel da família sempre foi muito importante para a melhoria do ensino mesmo em tempos em que não havia Pandemia. “Agora, mais do que nunca, serão necessários os esforços redobrados de todos os envolvidos: Escola, Família e Poder público”, pontua.
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