In�cio
Boa Tarde! - Hoje é Sexta-Feira, 29 de Março de 2024
Hora Certa: 12:33

Prefeituras da região cortam gastos com carnaval para investir em áreas essenciais

Publicado 24/02/2020 - 09:40 e atualizado 24/02/2020 - 09:42
Por: Redação

Assim como aconteceu em anos anteriores em virtude da crise financeira e política no país, as tradicionais comemorações de carnaval, realizados pelos municípios ou com apoio das prefeituras perderam força e estão dando espaço a outras prioridades da administração pública municipal.

Este ano a maioria dos municípios da região não deve apoiar nenhum tipo de evento de carnaval. As prefeituras de Tapurah, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Itanhangá e Juara irão destinar recursos que seriam usados na realização de carnaval para áreas de saúde, educação e infraestrutura.

Em Tapurah não se realiza carnaval com apoio da prefeitura municipal desde o ano de 2014. Os cerca de R$ 25 mil que eram gastos nos eventos anuais são destinados às áreas da saúde, educação e infraestrutura.

Em Lucas do Rio Verde o prefeito Flori Luiz Binotti anunciou que não vai ter a festa de carnaval este ano, da mesma forma como foi em 2019, o poder público municipal não irá realizar a festa popular de Carnaval.

Em comunicado, a prefeitura informa que os recursos que seriam investidos na comemoração estão sendo aplicados em áreas prioritárias, analisando as necessidades dos cidadãos.

Na cidade de Sorriso, o prefeito também anunciou que a cidade novamente não terá carnaval popular, e que o dinheiro que seria utilizado na festa irá para saúde e segurança pública.

Itanhangá é um dos municípios em que a atual gestão decidiu no seu primeiro ano de mandato (2017) que não investiria recursos públicos durante os quatro anos em festa de carnaval, dando prioridades a outras atividades culturais e ao aniversário do município, que se comemora no dia 29 de março. A decisão foi de que todo o recurso que seria para o carnaval fosse destinado à compra de serviço (exames e cirurgias) na área da saúde.

“Já decidimos no início da nossa gestão que tudo o que fossemos investir com a realização do carnaval em nosso município, seria investido em saúde e assim estamos fazendo. Em 2019 nós realizamos mais de 400 consultas oftalmológicas, fizemos mais de 60 cirurgias de cataratas e pterígio e este ano não será diferente. Nossa secretária de saúde já tem a determinação que terá um pouco a mais de recursos para a compra de serviços especializados na área de saúde. Continuamos investindo corretamente os recursos públicos sem deixar de realizar eventos culturais e atividades que agregam valor na sociedade, mas o carnaval é uma opção de nós não fazer com dinheiro público e vamos reverter este recurso em melhorias na saúde”, relata o prefeito Edu Pascoski.

Em 2020 o município de Itanhangá deve investir mais de R$ 250 mil em compras de serviços de alta e média complexidade via consórcio de saúde.

“Este é o nosso planejamento para buscar desafogar as filas de espera que se arrastam a anos nos atendimentos do SUS (Sistema Único de Saúde) e que o governo não dá conta de atender. Então o município está comprando estes serviços para tentar salvar vidas e dar uma saúde melhor à nossa população”, pontua.

Em Juara a prefeitura municipal também não vai investir na realização de carnaval, assim como também não serão realizados outros eventos que tinham em anos anteriores o apoio da administração municipal, a exemplo do Rally Passeio Ecológico e Festival de Pesca. Segundo a assessoria, os recursos serão economizados e aplicados em outras áreas da administração municipal.

 

 



Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link acima ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos deste site (Jornal Caiabis) estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral - LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Não reproduza esta matéria em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Jornal Caiabis, por escrito.



LEIA TAMBÉM






CADASTRE-SE

Você poderá receber nossos informativos e notícias importantes.

FORMULÁRIO DE CADASTRO

FALE COM A REDAÇÃO

Você tem alguma reclamação ou elogio, sugestão matérias ou informar um fato?

ABRIR UM CHAMADO


Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Este website foi desenvolvido e é hospedado por: