In�cio
Boa Tarde! - Hoje é Quinta-Feira, 28 de Março de 2024
Hora Certa: 13:11


Câmara aprova por unanimidade as contas de governo do ex-prefeito Luiz Eickhoff

Ex-gestor esteve presente na sessão e respondeu a todos os questionamentos dos vereadores, inclusive alguns que se tratam das contas de Gestão e que não são apreciadas pelo Poder Legislativo Municipal

Publicado 09/12/2019 - 09:58 e atualizado 09/12/2019 - 10:01
Por: Redação

A última sessão ordinária da câmara municipal de Tapurah, realizada na terça-feira (03/12) foi exclusiva para a votação das contas de governo da Prefeitura Municipal de Tapurah, referentes ao exercício 2016, último ano da gestão de Luiz Umberto Eickhoff. As mesmas tiveram a aprovação dos nove vereadores, que acompanharam o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) e do Ministério Público de Contas.

Durante a sessão o ex-gestor foi questionado sobre algumas denúncias de fatos que teriam ocorridos durante a gestão, como as obras de construção da sede do Conselho Tutelar e calçadas de paver do Centro de Cidadania e Transformação, que não teriam sido pagas à construtora, e em relação ao recebimento de manilhas e meio-fio, que não teriam sido entregues à administração, mas que foi assinado o recebimento e efetuado o pagamento. O vereador Cleomar ressaltou que chegou a protocolar um Ofício no TCE, solicitando informações à respeito, mas que lhe foi negado por se tratar de investigação sigilosa.

O ex-prefeito respondeu afirmando que as contas de gestão é o TCE que julga e que até o momento não existe nenhum processo contra a sua pessoa. Eickhoff citou que herdou uma prefeitura em condições precárias em 2013, com obras de esgoto paradas, o Bairro Jardim Juliana com ruas abertas, e que teve que dar continuidade. Citou ainda a obra da creche Monteiro Lobato, no Bairro São Cristóvão que estava paralisada e todo o orçamento já tinha sido gasto, e que foi retomada na sua gestão, além de outras obras que estavam com problemas. Segundo Eickhoff, apesar de muitos problemas, Tapurah foi o único município a concluir uma obra do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) no estado de Mato Grosso sem nenhuma pendência, e o município continua apto a fazer convênios e angariar recursos do governo federal para novas obras. O ex-prefeito afirmou que “tudo o que foi assinado em sua gestão, também foi recebido, e que não teve manilhas pagas que não foram recebidas”. Ainda citou que empresas construtoras ganham processos de licitação, iniciam as obras e no segundo dia já vão à prefeitura solicitar aditivo de 25% do valor.

“Quem fala que manilhas foram pagas e que não chegaram em Tapurah está mentindo. Se tem um cara que controlou e ia pessoalmente nas secretarias para acompanhar tudo de perto era eu, e eu não permitia que estas coisas acontecessem. O que acontece muito em uma gestão pública é que a empreiteira começa uma obra e no segundo dia está na prefeitura pedindo aditivo de contrato de 25%, e daí a gente nega (como prefeito) por que não tem condições de aumentar aquele contrato, daí cria estas situações de denúncias. Falar é uma coisa, oque eu quero é ver documentos para esclarecer estas situações”, respondeu o ex-prefeito durante a sessão.

Após a sessão, Luiz Eickhoff disse que todos os questionamentos feitos durante a sessão foram bem vindos, porque oferecem a oportunidade de esclarecer algumas questões sobre a sua administração que não foram colocadas de forma adequada anteriormente. “Eu fiz questão de vir pessoalmente até a câmara para a sessão, justamente para mostrar que estamos sempre à disposição dos vereadores, que são os fiscais da gestão pública, e hoje tive a oportunidade de esclarecer aquilo que eu pude, mas é claro que tem informações que a gente não tem na cabeça, mas pode ser buscada nos documentos. Foi interessante a sessão e gostei da forma que foi conduzida”, ressaltou.

O presidente da câmara de Tapurah, vereador Odair Nunes destacou que neste ano foram aprovadas as contas dos dois anos da gestão de Luiz Eickhoff (20015 e 2016), sendo que a de 2015 foi votada e aprovada no dia 03 de junho. Segundo Odair, não é bom que os prefeitos terminem o mandato e fiquem com pendências a resolver durante muitos anos após o Término da gestão. “É melhor você enfrentar logo o problema, votar as contas de quem trabalhou por quatro anos pelo município e, assim com a aprovação o ex-gestor fica mais tranquilo”, frisou.

 



Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link acima ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos deste site (Jornal Caiabis) estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral - LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Não reproduza esta matéria em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Jornal Caiabis, por escrito.



LEIA TAMBÉM






CADASTRE-SE

Você poderá receber nossos informativos e notícias importantes.

FORMULÁRIO DE CADASTRO

FALE COM A REDAÇÃO

Você tem alguma reclamação ou elogio, sugestão matérias ou informar um fato?

ABRIR UM CHAMADO


Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Este website foi desenvolvido e é hospedado por: