Aconteceu na última terça-feira (17/09), através da assessoria pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Esportes, Lazer e Cultura, a Formação Continuada para professores e gestores da rede municipal de ensino, como o objetivo de capacitar e propor novas estratégias e técnicas aprimoradas de ensino. Por meio da Formação Continuada, os professores da educação infantil e fundamental tiveram um dia diferente, de muito aprendizado e produtivo. Pois com as palestras da formação, tornam-se mais capacitados para ponderar sobre todos os aspectos pedagógicos e, para além deles, propor estratégias com finalidade de sanar as dificuldades e instalar mudanças significativas em toda comunidade escolar.
A formação continuada de professores é o processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade docente, realizado ao longo da vida profissional, com o foco de assegurar uma ação docente efetiva que promova aprendizagens significativas na vida dos professores.
Para a Secretária de Educação, Geovania Cesca, as formações são essenciais e importantes para que os profissionais possam se atualizar nas práticas educativas e trocar com os colegas seus aprendizados diários, gerando melhores resultados para educação. “Estamos sempre buscando o aprimoramento dos nossos professores, na atualização e a integração, visando sempre à melhoria da qualidade do ensino no município, por isso valorizamos e incentivamos os encontros de Formação Continuada, oportunidade também dos educadores se encontrar e trocar conhecimento.” Finalizou a secretária.
A Formadora e professora de matemática Tamirys Saraiva falou com os professores do ensino fundamental sobre as práticas matemáticas para a consolidação da aprendizagem. Já em outra sala, a psicóloga Giseli Nunes trabalhou com dinâmicas em grupo sobre setembro amarelo e comportamento em sala de aula.
Na C.M.E.I Monteiro Lobato, o dia foi dedicado aos professores da educação infantil, onde no primeiro momento tiveram palestras sobre comportamento infantil e depois atividades práticas. A coordenadora pedagógica Maristela Massaroto contou que o professor precisa ter o olhar diferenciado. “O principal desafio é fazer com que o aluno aprenda com prazer e interesse, esse sentimento de alegria é muito gratificante e significa que tem muito profissional pensando e fazendo ações em busca de uma educação melhor. Essa troca é fundamental para energizar, inspirar e compartilhar angústias, medos e alegrias das práticas em sala de aula”, comentou a coordenadora.
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