In�cio
Boa Tarde! - Hoje é Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024
Hora Certa: 17:04

Operação Abafa Amazônia é deflagrada em Sinop e municípios da região

Publicado 03/09/2019 - 12:32 e atualizado 03/09/2019 - 12:33
Por: Assessoria

Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) deflagraram na segunda-feira (02.09) a operação “Abafa Amazônia”, na Região Integrada de Segurança Pública (Risp) do município de Sinop (a 503 km ao Norte de Cuiabá). As ações serão concentradas nos municípios de Marcelândia, Cláudia e União do Sul.

O lançamento foi realizado no Aeroporto Municipal Presidente João Figueiredo. A deflagração da operação visa o enfrentamento qualificado nos crimes ambientais, especificamente, desmatamentos e degradação florestal, incêndios florestais e queimadas irregulares.

Participam da ação profissionais da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Politec, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Defesa Civil e a Sema. Além do efetivo, serão empregados um avião, um helicóptero e viaturas nas ações repressivas.

O período proibitivo de queimadas em Mato Grosso começou no dia 15 de julho e segue até o dia 30 de novembro. Neste período, fica proibido o uso de fogo em áreas rurais para limpeza e manejo, levando em consideração o risco de incêndios florestais de grandes proporções. A normativa se fundamenta na Lei Complementar nº 233, de 21 de dezembro de 2005.

No perímetro urbano, as queimadas são proibidas durante todo o ano. Ainda no mês de julho, foi instalado na Sesp, o Comitê Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman), unidade que vai coordenar as ações de prevenção e repressão a incêndios em todo o Estado. A criação do Comitê foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 12 de julho pelo Decreto nº 174/2019.

 

 



Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link acima ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos deste site (Jornal Caiabis) estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral - LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Não reproduza esta matéria em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Jornal Caiabis, por escrito.



LEIA TAMBÉM






CADASTRE-SE

Você poderá receber nossos informativos e notícias importantes.

FORMULÁRIO DE CADASTRO

FALE COM A REDAÇÃO

Você tem alguma reclamação ou elogio, sugestão matérias ou informar um fato?

ABRIR UM CHAMADO


Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Este website foi desenvolvido e é hospedado por: