In�cio
Bom Dia! - Hoje é Terça-Feira, 16 de Abril de 2024
Hora Certa: 05:05

Investimentos garantem acesso da população aos serviços públicos de saúde em Tapurah

Secretaria tem focado seus investimentos em consultas especializadas e cirurgias através de consórcios e contratações de especialistas. Atualmente mais de 92% da população é atendida pelo SUS no município

Publicado 31/07/2019 - 11:08 e atualizado 31/07/2019 - 11:14
Por: Redação

A Secretaria Municipal de Saúde de Tapurah tem contabilizado entre janeiro de 2017 e junho de 2019 inúmeros avanços para a melhoria dos serviços públicos prestados dos cidadãos tapuraenses na área.  Hoje, dos 13.359 habitantes tapuraenses, 92,34% são atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município, sendo que apenas 7,66% possuem algum tipo de plano de saúde particular, enquanto no Estado 17% da população possui cobertura de Plano de Saúde Privado..

Neste período (de janeiro de 2017 a junho de 2019) a secretaria disse que evoluiu muito no atendimento à população, principalmente no que tange à necessidade de realização de consultas e exames especializados, além de cirurgias. Conforme a secretaria, o maior e melhor investimento disponibilizado para a saúde foram os recursos financeiros aplicados na realização de cirurgias e consultas e exames especializados. “Com este investimento você dá ao paciente o acesso a um tratamento da saúde, que é o que ele (cidadão) mais precisa para poder seguir a sua vida”.

Segundo secretário municipal de saúde, Marco Felipe, exames de média e alta complexidade e algumas cirurgias são custeados pelo município, os quais seriam de responsabilidade do governo do Estado. “70% dos exames que o município está bancando seria de responsabilidade do governo estadual, e nós assumimos isso. Hoje o município assumiu o papel do Estado em alguns casos”, ressalta.

Além dos investimentos em contratação de profissionais para a realização de exames e consultas especializadas nas áreas de Pediatria, Neurologia, Psiquiatria, Ultrassonografia e outros, a secretaria implantou um novo PSF no Bairro Cristo Rei em 2018, adquiriu novos equipamentos, novos veículos e ambulâncias e ainda um ônibus novo todo equipado, o qual é usado para o transporte de pacientes que se deslocam para outros municípios para a realização de exames.

Sala de vacina é destaque nacional

A sala de vacina, implantada em 2018 ao lado do Hospital municipal e que atende em horário diferenciado é hoje destaque estadual e nacional.

Na última campanha de vacinação o município conquistou o 1º lugar na vacinação, sendo o município que atingiu o maior percentual de pessoas a serem vacinadas contra a gripe. O horário de atendimento da sala de vacinas é das 07:00 às 18:00, o que facilita o acesso da população.

O sucesso da implantação da sala de vacina no município, além de ser referência para o Estado, foi reconhecida pelo Ministério da Saúde e rendeu um convite ao município para expor o trabalho da Sala de Vacinas no 35º Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, que aconteceu entre os dias 02 e 05 deste mês, em Brasília-DF.

 



Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link acima ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos deste site (Jornal Caiabis) estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral - LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Não reproduza esta matéria em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Jornal Caiabis, por escrito.



LEIA TAMBÉM






CADASTRE-SE

Você poderá receber nossos informativos e notícias importantes.

FORMULÁRIO DE CADASTRO

FALE COM A REDAÇÃO

Você tem alguma reclamação ou elogio, sugestão matérias ou informar um fato?

ABRIR UM CHAMADO


Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Este website foi desenvolvido e é hospedado por: