In�cio
Bom Noite! - Hoje é Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024
Hora Certa: 00:23

Sonho em ver Tapurah como referência nacional na administração pública, diz prefeito

Resultados da atual administração são superiores a média do Estado e já torna Tapurah uma referência para Mato Grosso em diversos setores

Publicado 04/07/2019 - 11:02 e atualizado 04/07/2019 - 19:26
Por: Redação

Ao completar dois anos e seis meses à frente da administração municipal de Tapurah no dia 30 de junho o prefeito Iraldo Ebertz diz que o período foi de grande aprendizado e uma experiência diferente, aonde levou seus conhecimentos empresariais da vida privada para a área pública. Algumas das ações implantadas pela atual administração neste período já alcançaram resultados positivos e outras ainda estão sendo implantadas.

“Toda a nossa equipe técnica e secretários entenderam a importância de se acrescentar esses conhecimentos e métodos da área privada no poder público, e é por isso que os nossos resultados são superiores a média de Mato Grosso, fazendo com que Tapurah seja uma referência para outros municípios e órgãos públicos do nosso Estado”, frisa Iraldo.

Conforme o prefeito, na área privada as empresas precisam sempre correr atrás de receitas e cuidar com as despesas para poder fazer novos investimentos e na administração pública isso não é diferente. “Aqui nós não podemos deixar perder receitas dos impostos, ter desvios de recursos e temos que economizar o máximo para poder fazer sobrar recursos e fazer uma cidade diferente. Manter uma cidade e fazer igual aos outros é fácil, mas fazer diferente exige um pouco mais de empenho de todo mundo. Esse é um legado que estou conseguindo deixar para o município, aonde todo o nosso funcionalismo público está comprometido com a administração e sabe o que está fazendo, muito diferente em comparação a janeiro de 2017, quando assumimos a prefeitura”, destaca.

Dentre as ações que possibilitam uma gestão mais eficiente e de resultado, Ebertz destaca que algumas ações implantadas neste período (2 anos e 6 meses), a exemplo do sistema digital, com todos os processos digitalizados, o programa Boas Práticas implantado no município e que é referência no estado e no país, a implantação do programa Nota Premiada, a centralização da Sala de Vacinas e o controle da frota municipal faz com que o município tenha economia nas suas despesas e com isso se consegue fazer investimento nas áreas da educação, saúde e infraestrutura.

Mesmo com muitas ações já implantadas para gerar economia de recursos públicos, o prefeito diz acreditar que até o final deste ano (2019), com a digitalização dos processos, o município vai economizar mais de 90% do que é gasto atualmente com impressão na prefeitura e suas secretarias. Também acredita o município vai poder fazer uma redução de 20% no número de operadores de máquinas (os quais serão realocados para outras funções). Segundo Iraldo, a meta nos próximos meses é reduzir 10% do custo na parte de controle. Para isso, alguns programas ainda estão sendo criados e serão implantados na administração.

“Acreditamos que a partir do 1º trimestre do ano que vem 20% das funcionárias da parte administrativa irão poder trabalhar em casa, onde aquelas que tem interesse vão poder participar do programa, aonde terão uma meta de produção um pouco maior do que faz no Paço Municipal. Como não terá mais papel, a maioria dos serviços poderão ser feitos em qualquer local. É um trabalho que estamos copiando de um Fórum do estado de Santa Catarina e este seja talvez o meu grande trabalho e legado que eu quero deixar. É difícil de fazer as pessoas mudar, já estamos há mais de seis meses trabalhando nisso, mas estamos praticamente concluindo”, ressalta.

Em 2017, quando a administração centralizou a merenda escolar foi possível reduzir em 10% o custo total e ainda com uma refeição a mais sendo servida nas escolas através do café da manhã para todos os alunos do período matutino. Hoje o município é referência no Estado na alimentação escolar e muitos gestores visitam semanalmente Tapurah para aprender e copiar as ações. “Nos últimos dias tivemos aqui a presença de seis prefeitos do Estado e mais dois secretários para ver o que estamos fazendo diferente e que está dando certo. Agora também estamos recebendo um pessoal da administração de Sinop, que é um município grande, que tenteou implantar algumas ações lá e não funcionou. Agora eles querem ver o que nós fizemos para dar certo”.

 Iraldo diz que o seu sonho é ver Tapurah sendo referência nacional em gestão pública sem qualquer risco e de desvio de verba pública.

“Quero ver Tapurah se destacando nacionalmente por suas ações e trabalho, este é o meu foco principal. Eu não me canso de falar que para o gestor público não deveria ter cadeia, devia ter prisão perpétua, esse é o meu pensamento. Hoje nós estamos com um município diferente dos demais no Estado. Todas as lideranças do Estado, quando visitam o nosso município ficam surpresas com o desenvolvimento que tem aqui, com a nossa qualidade de vida. Muitos dizem que Tapurah é o município mais organizado do Estado e isso nos enche de orgulho, e é graças ao povo que nós temos aqui, que ajudam a cuidar desta cidade. Nós precisamos crescer, fazer mais infraestrutura, ampliar a área industrial e não temos outro caminho a não ser trazer novas empresa para termos mais gente no município. Hoje é muito claro e evidente que Tapurah cresceu muito nos últimos dois anos e estamos sempre buscando novos caminhos para buscar recursos dos governos estadual e federal para serem bem investidos no nosso município”, conclui.

 

 

 



Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link acima ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos deste site (Jornal Caiabis) estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral - LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Não reproduza esta matéria em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Jornal Caiabis, por escrito.



LEIA TAMBÉM






CADASTRE-SE

Você poderá receber nossos informativos e notícias importantes.

FORMULÁRIO DE CADASTRO

FALE COM A REDAÇÃO

Você tem alguma reclamação ou elogio, sugestão matérias ou informar um fato?

ABRIR UM CHAMADO


Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Este website foi desenvolvido e é hospedado por: