In�cio
Bom Noite! - Hoje é Segunda-Feira, 19 de Agosto de 2019
Hora Certa; 01:18


Tapurah tem uma das maiores propriedades produtoras de leitões do país

Fazenda Seis Amigos conta com 13.200 matrizes ativas. É responsável por geração de emprego e renda de dezenas de famílias e grande parte da arrecadação de impostos do município em virtude de seu movimento financeiro

Publicado 04/07/2019 - 10:52 e atualizado 04/07/2019 - 10:56
Por: Redação

Contribuir para o crescimento e desenvolvimento de Tapurah, através da geração de emprego e renda, além de elevar o município ao posto de Capital da Suinocultura no Centro-Oeste é um dos objetivos traçados e já alcançados pela fazenda Seis Amigos. A propriedade, que hoje é uma das maiores produtoras de leitões no Brasil, com 13.200 matrizes ativas e também a maior produtora de feno de Tifton 85 de Mato Grosso.

Em maio de 2007, esse grupo formado por seis sócios, iniciou a construção do primeiro núcleo de produção de leitões no modal de integração na cidade de Tapurah para fornecimento à agroindústria (Sadia).

Atualmente a estrutura da fazenda conta com três núcleos, os quais são chamados de SPL (sistema de Produção de Leitões). Cada núcleo com plantel médio de 4.400 matrizes o que totaliza 13.200 matrizes ativas.

A suinocultura é a principal atividade desenvolvida na fazenda, com produção anual em torno de 365.000 leitões viáveis entregues. Com mais de 80.000 m² de área construída.

Sustentabilidade

Totalmente alto sustentável a fazenda utiliza todo o dejeto produzido pelas granjas, que passa por tratamento através de biodigestores e posteriormente os mesmos são armazenados em grandes lagoas de contenção para em seguida ser distribuída em forma de fertirrigação através de sistema automático de malhas com sistema de aspersão, pivô central e também em carreteis auto propelidos. Paralelo a essa atividade, a partir do ano de 2013 a fazenda Seis Amigos investiu maciçamente na atividade de fenação, adquirindo novas maquinas, equipamentos e investindo principalmente no plantio de um capim de qualidade e valor nutricional inigualável.

Hoje são mais de 450 hectares de Tifton – 85 plantados na fazenda o que gerou em 2018 uma produção e comercialização de mais de 3.000 toneladas de feno. Parte dessa área é destinada à pecuária. Para o ano de 2019 a meta é atingir 5.000 toneladas produzidas e comercializadas. A fazenda Seis Amigos é líder na produção de feno de Tifton-85 no Centro Oeste do país e está entre as três maiores produtoras de feno de Tifton-85 do Brasil.

Em 2015 a Seis Amigos também iniciou a atividade de pecuária, aproveitando o período chuvoso. Todos os animais recriados na fazenda são encaminhados à confinamentos da região para acabamento ou são terminados a campo através do sistema de semi-confinamento.

Energia sustentável

Sempre em busca de inovação, a Fazenda Seis Amigos foi a pioneira na elaboração e construção da primeira usina termoelétrica do Brasil utilizando o biogás como fonte de calor para geração de energia elétrica. A mesma conta com uma capacidade instalada para geração de 1.200 KVA. Com isso consegue aproveitar todo o resíduo do suíno, pois o biogás produzido nos biodigestores é transformado em energia elétrica e o dejeto liquido transformado em biofertilizante que são aplicados na área de pastagem da fazenda.

Valorização dos colaboradores

Com muito foco na valorização das pessoas, a Fazenda Seis Amigos proporciona diversos treinamentos aos colaboradores, além de vários benefícios, como: transporte gratuito e com ônibus climatizado, moradias na fazenda, alimentação gratuita em dias de trabalho para todos os colaboradores, premiação por tempo de serviço, sede social, participação de resultados entre outros benefícios.

Segundo Evandro Martimiano, sócio da fazenda, para o futuro, o grupo almeja a implantação do projeto de peletização de feno, participação do projeto de bacia leiteira no município, aumento do plantel de suínos (novas granjas) e aumento de área irrigada para produção de pasto (fenação e/ou pecuária).

Atualmente o quadro societário da fazenda é composto pelos seguintes sócios: Iraldo Ebertz, Evandro Martimiano, Gilmar Zanatta, Gilberto Zanatta, Celson Zanatta, Ronaldo Carlos de Almeira Filho, Cleandro Pazinato Dias, Leocir Cella, Adair Cella, Ariberto Cella e Marcio Cella.

Contribuindo com o crescimento do município

A participação da Fazenda Seis Amigos na sociedade Tapuraense sempre foi muito ativa, não somente através da geração de emprego e renda, mas também pela participação em eventos do município, como: Expotapurah, Festa do Leitão do Rolete, Torneios esportivos, Festival de pesca, provas de velocidade na terra, entre outros eventos aos quais sempre é parceira para a realização.

“Somos muito gratos ao município de Tapurah e toda sua população por fazer parte da nossa história de trabalho e sucesso. Tapurah é uma cidade hospitaleira, progressista, onde residem pessoas comprometidas com o trabalho e com o desenvolvimento. É esse o diferencial do nosso município”, ressalta Martimiano. 

 

Pelo 2º ano consecutivo Seis Amigos é destaque na premiação dos integrados da BRF

 

No mês de maio a fazenda Seis Amigos participou do evento promovido pela BRF da unidade de Lucas do Rio Verde, chamado de “Premiação dos Integrados Destaques em 2018”. Essa premiação visa valorizar os integrados que obtiveram os melhores indicadores zootécnicos desta unidade no exercício de 2018.

Pelo segundo ano consecutivo a Fazenda Seis Amigos na sua categoria de Sistema de Produção de Leitão (SPL), conquista três premiações das quatro possíveis, ficando com o 1º lugar SPL 04, 2º lugar SPL 05 e novamente a SPL 04 sendo premiada por melhor manejo e aproveitamento das reposições (leitoas) até o terceiro ciclo.

Para o sócio da fazenda, Evandro Martimiano, essa é uma importante conquista da Fazenda Seis Amigos e de toda equipe, pois demonstra que está no caminho certo e que o esforço diário de todos os colaboradores está tendo resultado.

“Parabéns a toda equipe da SPL 04 e 05 pelo belíssimo trabalho realizado no ano de 2018 e que em 2019 esses indicadores se repitam para que possamos novamente ser premiados com essa importantíssima valorização que a BRF dá aos integrados”, frisa Martimiano.

 



Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link acima ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos deste site (Jornal Caiabis) estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral - LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Não reproduza esta matéria em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Jornal Caiabis, por escrito.



LEIA TAMBÉM






CADASTRE-SE

Você poderá receber nossos informativos e notícias importantes.

FORMULÁRIO DE CADASTRO

FALE COM A REDAÇÃO

Você tem alguma reclamação ou elogio, sugestão matérias ou informar um fato?

ABRIR UM CHAMADO


Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados

Este website foi desenvolvido e é hospedado por: