In�cio
Bom Dia! - Hoje é Terça-Feira, 10 de Dezembro de 2019
Hora Certa; 05:49


Eleitores do município devem fazer cadastramento biométrico a partir do dia 18

Publicado 04/07/2019 - 10:36 e atualizado 04/07/2019 - 10:39
Por: Redação

Os 7.654 eleitores de Tapurah terão que fazer o cadastramento biométrico obrigatório no município, que será realizado entre os dias 18 deste mês (julho) e 20 de setembro. Em 45 dias todos os eleitores tapuraenses deverão fazer a revisão biométrica e a expectativa do Tribunal Regional Eleitoral é que sejam atendidas cerca de 160 pessoas diariamente até o final do prazo.

Na última semana o juiz eleitoral da 21ª Zona Eleitoral de Mato Grosso, Cristiano dos Santos Filho esteve reunido com representantes políticos e comunidade em geral no município, aonde explicou o funcionamento do processo e assinou, juntamente com o prefeito de Tapurah, Iraldo Ebertz e o presidente da câmara municipal, vereador Odair Nunes, o Termo de Cooperação para a realização do recadastramento biométrico obrigatório em Tapurah.

O prefeito Iraldo Ebertz sinalizou apoio ao Juiz e a equipe do Posto Eleitoral que irá efetuar a revisão do eleitorado com coleta de dados biométricos. Toda a estrutura será montada pela administração municipal na recepção do Paço Municipal e também serão fornecidos os materiais e serviços necessários para garantir a revisão. Serão distribuídas 160 senhas por dia para evitar filas e tumultos, com atendimento durante o horário das 07h da manhã até as 13h30, sem pausa para almoço.

Conforme a Chefe do Cartório Eleitoral da 21ª ZE do MT, que pertencem Tapurah, Itanhangá e Lucas do Rio Verde, Marcela Ramalho Teixeira Muniz, os eleitores que já fizeram a revisão biométrica em outros municípios em anos anteriores e agora irão transferir ou até mesmo que já tenham transferido seu título para Tapurah, devem se certificar no Posto Eleitoral se os dados estão validados.

Segundo Marcela, mesmo o eleitor que esteja no trabalho durante o dia, é obrigado a fazer o recadastramento. “O funcionário tem o direito de sair do trabalho para fazer o cadastramento”, sem prejuízo de desconto por parte do empregador, sendo possível fornecimento de certidão de comparecimento, a pedido do eleitor para que possa ser entregue na sua empresa, comprovando o motivo de sua ausência.

O eleitor com menos de 18 anos e mais de 70 anos também precisa participar da revisão, uma vez que, aqueles que não realizarem o cadastramento terão o título cancelado.

Para o cadastramento da biometria em Tapurah, a prefeitura irá ceder 08 servidores públicos municipais ao TRE-MT. O atendimento a cada eleitor dura em média 15 minutos, caso não ocorra nenhum imprevisto.

Se o eleitor não realizar o procedimento terá seu título cancelado, ficando restrito a alguns processos como se inscrever em concursos públicos ou tomar posse, caso tenha sido aprovado e seja convocado; não poderá obter passaporte ou carteira de identidade e não poderá renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

 

 



Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link acima ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos deste site (Jornal Caiabis) estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral - LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Não reproduza esta matéria em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Jornal Caiabis, por escrito.



LEIA TAMBÉM






CADASTRE-SE

Você poderá receber nossos informativos e notícias importantes.

FORMULÁRIO DE CADASTRO

FALE COM A REDAÇÃO

Você tem alguma reclamação ou elogio, sugestão matérias ou informar um fato?

ABRIR UM CHAMADO


Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados

Este website foi desenvolvido e é hospedado por: