In�cio
Bom Noite! - Hoje é Segunda-Feira, 19 de Agosto de 2019
Hora Certa; 00:25


Pedalada “Faça Bonito” contra o abuso sexual reúne mais de 200 participantes

Publicado 27/05/2019 - 09:32 e atualizado 27/05/2019 - 09:33
Por: Maurício Dalepiane

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Tapurah realizou no último dia 18 de maio a Pedalada “Faça Bonito”, uma Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Dia Nacional contra essa prática criminosa no país. A concentração foi na Praça das Bandeiras.

A concentração começou às 8h e logo percorreu as avenidas da cidade. A iniciativa tem como objetivo mobilizar a sociedade para participar do enfrentamento e prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Durante a pedalada, havia distribuição de água e na chegada, muita pipoca e algodão doce para repor as energias. Também foram premiadas as 3 bicicletas mais enfeitadas. 

A Secretária de Assistência Social, Jô Luza agradeceu a presença da população e deixou o alerta. “Nunca podemos cessar de participar de lutas como está em defesa todas às meninas e meninos, eles têm o direito a proteção e ao desenvolvimento saudável”, disse a Secretária Municipal.

O foco também era de orientar e divulgar as formas corretas para identificar casos de exploração sexual infantil, a iniciativa pretende estimular as denúncias anônimas ao Disque 100. O canal do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos atende 24 horas por dia situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes, possibilitando o flagrante.

Combate à violência sexual

A violência sexual pode acontecer tanto na forma de abuso sexual, quanto de exploração sexual. O abuso é caracterizado pelo uso de uma criança ou adolescente na prática de qualquer ato de natureza sexual, geralmente praticada por alguém do convívio familiar ou social. No caso da exploração sexual, a criança é utilizada comercialmente por aliciadores, agenciadores, facilitadores e demais pessoas que se beneficiam financeiramente da exploração sexual deles.

Instituído pela Lei Federal 9.970/2000, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é realizado anualmente em 18 de maio. A data alude ao bárbaro assassinato da menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de 8 anos, vítima de extrema violência e abuso sexual, em Vitória/ES.

 

 



Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link acima ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos deste site (Jornal Caiabis) estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral - LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Não reproduza esta matéria em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Jornal Caiabis, por escrito.



LEIA TAMBÉM






CADASTRE-SE

Você poderá receber nossos informativos e notícias importantes.

FORMULÁRIO DE CADASTRO

FALE COM A REDAÇÃO

Você tem alguma reclamação ou elogio, sugestão matérias ou informar um fato?

ABRIR UM CHAMADO


Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados

Este website foi desenvolvido e é hospedado por: