In�cio
Bom Noite! - Hoje é Segunda-Feira, 19 de Agosto de 2019
Hora Certa; 00:46


Botelho reafirma compromisso com municípios durante Fórum de Governo e Prefeituras

Evento reúne prefeitos e gestores estaduais em Cuiabá

Publicado 05/04/2019 - 08:51 e atualizado 05/04/2019 - 08:53
Por: Por Itimara Figueiredo

A Assembleia Legislativa reafirmou o compromisso de atuar em defesa de melhorias aos municípios. A afirmação foi dada pelo presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (DEM), durante a abertura do encontro “Cidades de Mato Grosso – Fórum de Governo e Prefeituras”, que começou na tarde de quinta-feira (04) e segue até amanhã (05) com debates sobre os consórcios regionais, no auditório da Fatec/Senai, em Cuiabá.

“É muito importante esse evento porque o governo já vem trabalhando com os municípios. Tem essa parceria com o FETHAB para manutenção das rodovias estaduais, o pacote de obras lançado e os projetos da Assembleia que são voltados aos municípios. Então, é muito importante esse encontro para debatermos a situação do estado como um todo. E a Assembleia sempre esteve à frente da luta municipalista, com a aprovação de propostas importantes para promover o desenvolvimento”, disse o parlamentar, ao questionar que a União tem sido muito cruel com os municípios, pois fica com mais de 65% dos recursos arrecadados. E o estado ainda enfrenta a dificuldade do FEX, repasse que recebe abaixo do que deveria diante a sua importância ao país, fato que afeta a gestão e reflete diretamente nos municípios.

“Este pacto federativo terá que ser revisto o mais rápido possível e o momento parece propício lá em Brasília. O próprio presidente, em algumas entrevistas, tem sinalizado para este debate. Temos que nos organizar para que possamos direcionar neste sentido. É no município que tudo acontece, então é onde tem que estar os recursos”, discursou Botelho.

Destacou que a ALMT tem feito uma gestão firme para ajudar os municípios. “Há limitações sim, mas não temos medido esforços neste sentido e garanto que este será sempre nosso compromisso. Agora mesmo em janeiro conseguimos aprovar do novo FETHAB, essa alteração melhora a arrecadação e será de grande valia a todos”, afirmou, ao se referir a Lei 10.818 que reforma as Leis 7.263/2000 e a 6.883.

Botelho também ressaltou que a luta em defesa da criação do consórcio de compra coletiva de medicamentos juntamente aqui com a Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM e Ministério Público, ação que reduzir em até 70% o valor dos medicamentos. Bem como à criação da comissão que discutiu políticas para o desenvolvimento Vale do Rio Cuiabá e a derrubada do veto do governador sobre as emendas impositivas, o que representa mais recursos para os municípios; debates sobre a industrialização da produção estadual; Reforma Tributária; programa de recuperação de estradas e o programa Assembleia Itinerante, que já percorreu 15 municípios polos, atingindo mais de 100 municípios com capacitação nas áreas de saúde, educação e cidadania, reunindo com vereadores e prefeitos para trazer demandas e nos inteirar dos problemas visitando in loco.

“Quero reafirmar que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, como a casa certa para os grandes debates, é o espaço dos prefeitos, dos vereadores, dos municípios e do cidadão”, concluiu.

O prefeito de Poconé, Tatá Amaral, disse que o evento rescende as esperanças dos gestores municipais em consolidar recursos. “É o nosso primeiro encontro com o governador e queremos saber qual a atenção que dará aos municípios. Queremos sair desse encontro com melhores perspectivas de investimentos nos municípios, pois enfrentamos graves problemas nas áreas essenciais à população”, afirmou o prefeito.
Em coletiva à imprensa, o governador Mauro Mendes anunciou a retomada de 113 obras de infraestrutura e fez uma retrospectiva dos últimos 15 anos da administração estadual.



Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link acima ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos deste site (Jornal Caiabis) estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral - LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Não reproduza esta matéria em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Jornal Caiabis, por escrito.



LEIA TAMBÉM






CADASTRE-SE

Você poderá receber nossos informativos e notícias importantes.

FORMULÁRIO DE CADASTRO

FALE COM A REDAÇÃO

Você tem alguma reclamação ou elogio, sugestão matérias ou informar um fato?

ABRIR UM CHAMADO


Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados

Este website foi desenvolvido e é hospedado por: