In�cio
Bom Noite! - Hoje é Sexta-Feira, 29 de Março de 2024
Hora Certa: 04:04

MPMT incentiva destinação de imposto devido ao Fundo da Infância e Adolescência

Publicado 25/03/2019 - 12:27 e atualizado 25/03/2019 - 12:30
Por: Assessoria

Além de prestar contas ao Leão, o contribuinte do Imposto de Renda 2019 pode ajudar a construir o futuro de crianças e adolescentes atendidos por projetos sociais nos municípios de Mato Grosso. Basta que, no ato do preenchimento da declaração do Imposto de Renda, a pessoa física destine parte do Imposto de Renda devido ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA) do seu município, que é gerido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

 

O promotor de Justiça Luiz Eduardo Martins Jacob Filho, da Promotoria de Comodoro, explica que o atual momento é ideal para a pessoa física destinar 3% do imposto devido ao FIA, uma vez que a Receita Federal receberá até o dia 30 de abril as declarações do Imposto de Renda. Segundo ele, o cálculo é feito sobre o total da receita do imposto relativo ao ano de 2018 e o contribuinte não paga nada a mais por isso.

 

Ao acessar o site da Receita Federal, baixar o programa e preencher a declaração na modalidade completa, o contribuinte poderá informar a intenção de destinar o valor ao FIA. O sistema gerará dois DARFs, sendo um para o imposto (se houver saldo a pagar) e outro para o fundo. Na prática, o contribuinte divide o valor do Imposto de Renda entre a Receita Federal e o FIA”, explica o promotor de Justiça.

 

Após lançar todos as informações de rendimentos, o contribuinte deverá abrir a aba de resumo e ir no item “doações diretamente ao ECA”, selecionar seu Estado e escolher o município para efetivar a destinação. “Logo depois, abrirá a aba com o valor disponível para doação. Preencha o valor e confirme”, destaca. No entanto, ele esclarece que há outras modalidades de destinação que podem ser feitas, mas que demandam outras providências.

 

As pessoas físicas também podem doar durante todo ano, destinando 6% do seu Imposto de Renda, depositando diretamente na conta do FIA do seu município. “Com essa destinação, o contribuinte pode solicitar recibo mediante entrega de uma cópia do depósito efetuado, que será o seu comprovante para a Receita Federal", relata Jacob Filho.

 

De acordo com o promotor de Justiça, as pessoas jurídicas podem destinar 1% de sua receita ao FIA. Podem doar aquelas empresas tributadas pelo lucro real, podendo deduzir contribuições feitas ao fundo com o limite de 1% (mensal, trimestral ou anual). As doações deste grupo também podem ser feitas nos mesmos moldes das pessoas físicas.

 

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) incentiva toda pessoa física a participar dessa corrente do bem em prol de projetos sociais que atendem o público infantojuvenil. Esse incentivo se aplica também aos procuradores e promotores, além de servidores da instituição.

 

Fundo da Criança e Adolescente (FIA) -O FIA é uma instituição jurídica amparada pela Lei Federal nº 8.069/90, com criação prevista pelo Estatuto da Criança e Adolescente(ECA) com o objetivo de arrecadar recursos para financiar projetos públicos e privados que atuem na programação, proteção e defesa dos direitos da criança e adolescente. Esses recursos são aplicados exclusivamente nessa área, cuja execução deve ter a anuência dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e Adolescentes e fiscalização pelo órgão, assim como pelo Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado.Os recursos que integram o FIA são provenientes de doações feitas por pessoas físicas e jurídicas, dedutíveis do Imposto de Renda.



Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link acima ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos deste site (Jornal Caiabis) estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral - LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Não reproduza esta matéria em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Jornal Caiabis, por escrito.



LEIA TAMBÉM






CADASTRE-SE

Você poderá receber nossos informativos e notícias importantes.

FORMULÁRIO DE CADASTRO

FALE COM A REDAÇÃO

Você tem alguma reclamação ou elogio, sugestão matérias ou informar um fato?

ABRIR UM CHAMADO


Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Este website foi desenvolvido e é hospedado por: