Início
Bom Dia! - Hoje é Terça-Feira, 26 de Março de 2019
Hora Certa; 08:57


Técnicos da Defesa Civil avaliam estado de pontes, bueiros e estradas em Tapurah

Publicado 28/02/2019 - 12:17 e atualizado 28/02/2019 - 12:20
Por: Redação

Durante toda a semana dois técnicos da Defesa Civil de Mato Grosso estiveram em Tapurah para avaliar a situação das pontes, bueiros e estradas do município, que decretou (através do Decreto 123/2019) situação de emergência na última semana. Os mesmos foram designados pelo órgão para fazer todo o levantamento da real situação em relação às chuvas, as quais foram narradas pelo prefeito e vereadores do município na sede da Defesa Civil em Cuiabá na última semana.

Conforme o assistente técnico da Defesa Civil de Mato Grosso, Benedito de Araújo, a função do órgão é auxiliar na Defesa Civil do município. A constatação in loco da situação atual, segundo ele, vai auxiliar na possível decretação de emergência pelo governo federal.

Benedito ressalta que a decretação da situação de emergência tem a possibilidade de ser homologada pelo governo do Estado e ser reconhecida pelo governo federal, através da Secretaria Nacional de Defesa Civil. “Após todo este processo, e tendo reconhecida esta situação que se encontra aqui no município através do decreto, muda-se o formato de aplicação de recursos e de contratação de serviços, sendo todos eles orientados pela Lei 8.666/93, para que a prefeitura possa tomar medidas urgentes que possam reverter esta situação ruim no município. A decretação de Situação de Emergência dá a oportunidade de proteção jurídica para que possam ser realizadas as medidas necessárias para cessar este evento danoso que está tendo para o município”, pontua.

Desde a última segunda-feira os dois técnicos do órgão estão andando por todo o município, vistoriando as pontes que apresentaram algum tipo de problema e deixaram comunidades isoladas em virtude do excesso de chuva. A situação mais preocupante é com a ponte do rio Arinos, que passa pela terceira reforma no ano e interrompeu a trafegabilidade de caminhões que carregam a safra 2018/2019 pela rodovia MT-488 entre Tapurah e Nova Maringá.

Além de Tapurah os técnicos também acompanham as situações de Nova Maringá que decretou situação de emergência na última semana e Ipiranga do Norte que iniciou o processo na semana passada. Os técnicos da Defesa Civil ainda devem ficar na região até a próxima semana para avaliar também a situação do município de Itanhangá o qual deu início no processo na quarta-feira.

 



Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link acima ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos deste site (Jornal Caiabis) estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral - LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Não reproduza esta matéria em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Jornal Caiabis, por escrito.



LEIA TAMBÉM






CADASTRE-SE

Você poderá receber nossos informativos e notícias importantes.

FORMULÁRIO DE CADASTRO

FALE COM A REDAÇÃO

Você tem alguma reclamação ou elogio, sugestão matérias ou informar um fato?

ABRIR UM CHAMADO


Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados

Este website foi desenvolvido e é hospedado por: