In�cio
Boa Tarde! - Hoje é Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024
Hora Certa: 15:45

Prefeitos viajam a Minas Gerais para conhecer projetos de sustentabilidade e modelo de governança

Publicado 08/08/2022 - 09:03 e atualizado 08/08/2022 - 09:14
Por: Redação

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) realiza na próxima semana, entre os dias 08 e 12 de agosto, uma missão técnica empresarial nacional no Coração do Serrado e Serra da Canastra, no estado de Minas Gerais. O objetivo da missão é proporcionar o desenvolvimento de forças e competências individuais e coletivas de forma proativa, visando o fortalecimento da capacidade de articulação, mobilização, negociação e execução das ações da Agenda 2021-2022 da AGELIDER, através do contato com outros líderes e experiências exitosas, que possam servir de inspiração para as lideranças locais.

Os integrantes da missão irão conhecer cases já reconhecidos a nível nacional com relação a boas práticas associativas implementadas, também relacionadas a articulações institucionais desenvolvidas entre consórcios de desenvolvimento e agência ou associações regionais. Terão contato com lideranças regionais e experiências bem-sucedidas de desenvolvimento regional, nas áreas econômicas e sociais.

Os prefeitos de Tapurah, Itanhangá e Nova Maringá, Carlos Capeletti, Edu Pascoski e Ana Maria Urquiza Casagrande, respectivamente, estão entre as lideranças regionais que participarão da missão técnica para conhecer novos projetos para implantação em seus municípios.

Para o prefeito Carlos Capeletti, esta é uma oportunidade de conhecer e trazer experiências turísticas, e o modelo de agregar valor aos produtos de pequenos e médios produtores da região.

“Vamos visitar a primeira escola de queijeiros do Brasil, e isso está bem voltado a nossa ideia da implantação da bacia leiteira no município, onde alguns produtores deram os primeiros passos, mas parou, e alguns produtores deram início à cadeia produtiva, mas estão com dificuldades na comercialização, então visitaremos também o mercado de Belo Horizonte, onde tem quase tudo o que Minas Gerais produz, nas suas quatrocentas bancas, oferecendo as mercadorias produzidas no estado, um modelo de comercialização que devemos aprender, pois é o grande gargalo da pequena e média propriedade, agregar valor e comercializar”, destaca.

A administração de Tapurah participará da missão com quatro representantes, sendo o prefeito, o vice-prefeito Odair Nunes, o secretário de agricultura, Algacir Cavazzini e um veterinário, além de outros empresários e produtores. O grupo participará de palestras, onde modelos de cooperativas serão assuntos abordados.

“Precisamos aprender a produzir, agregar valor e comercializar os produtos da nossa região e também trazer novas culturas que podem ser produzidas pelos produtores da nossa região, além de aprender a explorar nosso potencial turístico, essa é a ideia. Trocar informações e passar novas ideias e projetos sustentáveis para os nossos produtores locais”, disse Capeletti.

O prefeito de Itanhangá, Edu Pascoski destaca que para o seu município a missão é de extrema importância, uma vez que na região visitada será abordado o tema das boas práticas na agricultura familiar.

“Iremos conhecer as boas práticas daquela região, onde o Sebrae diagnosticou e verificou que são cases de sucesso lá, e que nós possamos copiar e implementar aqui no nosso município e na região. Aqui nós temos um município de pequenos produtores e com vocação para a agricultura familiar, e tudo aquilo que pudermos fazer e trazer para agregar conhecimento para que o nosso produtor possa ganhar mais dinheiro na sua propriedade, nós vamos tentar implementar aqui em Itanhangá”, pontua.

 



Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link acima ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos deste site (Jornal Caiabis) estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral - LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Não reproduza esta matéria em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Jornal Caiabis, por escrito.



LEIA TAMBÉM






CADASTRE-SE

Você poderá receber nossos informativos e notícias importantes.

FORMULÁRIO DE CADASTRO

FALE COM A REDAÇÃO

Você tem alguma reclamação ou elogio, sugestão matérias ou informar um fato?

ABRIR UM CHAMADO


Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Este website foi desenvolvido e é hospedado por: