In�cio
Boa Noite! - Hoje é Quinta-Feira, 28 de Março de 2024
Hora Certa: 22:59

Com 50 anos de estrada, Os Monarcas levam muita animação e o melhor da cultura gaúcha pelo Brasil

Conjunto gaúcho animou grandes fandangos nas últimas duas semanas em várias cidades das regiões Médio-Norte e Norte de Mato Grosso, apresentando seu repertório com grandes sucessos que estão gravados em seus 48 álbuns

Publicado 02/08/2022 - 10:24 e atualizado 02/08/2022 - 11:03
Por: Roberto Paulo/Redação

O conjunto gaúcho Os Monarcas, considerado um dos maiores do Rio grande do Sul e que há cinco décadas leva a música e a cultura gaúcha aos quatro cantos do Brasil e também a outros países do mundo vem mantendo o ritmo de animar em torno de 20 eventos mensais em sua agenda. Entre os dias 08 e 17 de julho o grupo esteve se apresentando em Nova Mutum, Sorriso, Terra Novas do Norte, Tapurah, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop, sempre levando a boa música gaúcha e cantando seus grandes sucessos que fazem parte dos 48 álbuns gravados nestas cinco décadas de trabalho.

  Em sua passagem por Tapurah, onde o grupo se apresentou pela primeira vez, o mestre acordeonista, cantor, compositor e fundador do grupo, Nésio Alves da Silva (Gildinho) relembrou o início do conjunto ao lado de seu irmão Chiquito, que posteriormente criou o seu próprio grupo e se apresenta atualmente com o grupo Chiquito e Bordoneio. Gildinho destacou que no próximo mês de agosto será lançado o DVD com a história de sucesso dos dois irmãos.

“Eu iniciei este grupo no ano de 1972, juntamente com o meu mano Chiquito e depois ele teve problema de saúde e precisou parar por um período, e nós seguimos em frente. Mais tarde ele voltou a tocar e resolveu a montar o grupo dele e que hoje faz muito sucesso e se apresenta pelo Brasil inteiro também. A gente se ajuda muito e compartilhamos sempre as boas histórias. Recentemente gravamos um DVD e que deve ser lançado em agosto, onde vai contar toda a nossa história, desde o início da nossa carreira”, disse.

Sobre o sucesso adquirido nestes 50 anos de estrada, Gildinho afirma que não imaginava no início da carreira que o grupo chegasse ao patamar em que está atualmente. “Nunca tive pretensão nenhuma de ser o melhor ou ter o maior conjunto, fui muito feliz na escolha das peças para compor o grupo e graças à Deus pouco a pouco o conjunto foi crescendo e hoje estamos num patamar muito bom, e graças à Deus já se apresentamos em quase todos os estados brasileiros, além de duas vezes nos Estados Unidos para levar a nossa música gaúcha aos brasileiros que moram lá. Isso é muito gratificante para nós, que saímos do interior de Soledade-RS, junto com o Chiquito e com a gaitinha nas costas, vivendo e aprendendo na escola do mundo e hoje somos recebidos com muito carinho em todos os lugares aonde nos apresentamos pelo mundo”, ressalta.

Ao longo dos 50 anos de estrada o grupo Os monarcas já gravou 48 álbuns, e, na maioria deles existe uma música com um tema religioso. No último trabalho gravado em 2021 foi regravada a música Oração pela Família, de autoria do padre Zezinho. “Quase em todos os nossos discos, quando dá certo eu acho uma música com a temática religiosa para colocar. Recentemente regravamos a música ‘Oração pela Família’ que foi uma benção de Deus para nós, onde o padre Valdir (de Porto Alegre) nos ajudou a conquistar o padre Zezinho a nos liberar esta canção, pois o único artista que tinha regravado foi Roberto Carlos e, liberou para nós regravar e, graças à Deus foi um sucesso”, destaca Gildinho.

Roformulação do grupo

O conjunto Os Monarcas, que teve no início de sua história os músicos Gildinho (gaita), Chiquito (gaita), Nelson Falckembach (bateria), Luiz Lamfredi (contra-baixo) e João dos Santos (guitarra). Depois, em 1988 o cantor Ivan Vargas se juntou ao grupo, assim como o gaiteiro Varguinhas também foi chamado para o lugar de Chiquito em 1990.

Hoje o grupo é formado por 10 integrantes, sendo cinco gaiteiros (Gildinho, João Pedro Locatelli, Chico Brasil (gaita ponto), Thiago Machado e Varguinhas, A animação do grupo conta ainda com a participação do baterista Vanclei (Baita Loko), Guilian (contra-baixo), João dos Santos (voz e guitarra), Deividi Zacarias (voz e guitarra) e Ivanzinho (voz).

“A reformulação é uma coisa natural da vida, pois o tempo passa e o que fica é a nossa história, eu tenho uma preocupação de sempre estar escolhendo e trazendo músicos e pessoas de boa índole para o nosso grupo, que possa integrar Os Monarcas. Eu cuido muito a parte moral da pessoa que vem compor conosco, pois, aprender tocar se aprende, agora ser gente é mais difícil e antes de contratar a gente sempre tem esse cuidado e pensamos bem antes de trazer um novo músico para integrar o grupo. Recentemente veio integrar o grupo conosco o alegretense Zacarias, que canta muito e está nos dando muitas alegrias para nós. Recebi hoje uma mensagem do nosso ex-vocalista Bacudo, que está em viagem nos Estados Unidos e pedindo para retornar ao grupo no mês de agosto, e a partir de agora nós vamos pensar nesta possibilidade, pois o Bacudo é um grande cantor e, Deus queira que nós possamos acertar com ele e nós teremos mais um integrante retornando aos palcos com Os monarcas”, pontua.   

Vida longa nos palcos

Sobre sua participação futura nos palcos, Gildinho que já está com 80 anos de vida diz que não pensa em parar e vai seguir se apresentando junto aos demais músicos do conjunto até que Deus o permitir.

“Vou deixar isso nas mãos de Deus. Às vezes eu até penso em parar e dar lugar para gente nova e nesta viagem ao Mato Grosso, por exemplo eu estava quase decidido de não vir, mas recebia muitas ligações e mensagens do empresário e outros amigos que queriam minha presença, e decidi que então eu viria. Me sinto muito feliz aqui com este clima muito bom para mim e terminamos a nossa jornada neste estado com sucesso”.

Agenda cheia

Após o cumprimento da agenda no estado de Mato Grosso o grupo animou outros cinco fandangos no estado de Santa Catarina e Paraná antes de chegar em casa, na cidade de Erechim-RS. Antes de chegar ao estado o grupo cumpriu uma extensa agenda nos estados do Bahia, Tocantins, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul.

 



Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link acima ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos deste site (Jornal Caiabis) estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral - LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Não reproduza esta matéria em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Jornal Caiabis, por escrito.



LEIA TAMBÉM






CADASTRE-SE

Você poderá receber nossos informativos e notícias importantes.

FORMULÁRIO DE CADASTRO

FALE COM A REDAÇÃO

Você tem alguma reclamação ou elogio, sugestão matérias ou informar um fato?

ABRIR UM CHAMADO


Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Este website foi desenvolvido e é hospedado por: