In�cio
Bom Noite! - Hoje é Segunda-Feira, 15 de Agosto de 2022
Hora Certa: 04:30

Agro Baggio apresenta projetos de crédito de carbono e operation center a produtores de Tapurah

Publicado 07/06/2022 - 09:16 e atualizado 07/06/2022 - 09:19
Por: Redação

A Agro Baggio, representante John Deere para Lucas do Rio Verde, Tapurah e região apresentou na noite da última terça-feira (31.05), novas ferramentas de sustentabilidade a produtores e empresários do agronegócio em Tapurah. São serviços e tecnologias que a John Deere desenvolveu para que o produtor tenha mais resultados positivos em sua propriedade.

Como funciona a tecnologia Operation Center e como acessar o Crédito de Carbono foi amplamente explicado pelos técnicos e engenheiros da Agro Baggio aos produtores tapuraenses. O objetivo do evento, conforme o gerente da empresa em Lucas do Rio Verde e Tapurah, Roberto Petri, é despertar os produtores para que pensem mais nestas ferramentas de sustentabilidade que estão sendo levadas pela Agro Baggio até eles, que será algo benéfico para o futuro do agronegócio.

“Falando em sustentabilidade, o crédito de carbono é grande sensação do momento, pois a gente produz e temos uma relação com o carbono muito positiva, mas ainda não conseguimos provar isso para o mundo, tanto que somos vistos negativamente por isso. A gente faz e precisa provar, e provando isso, nossos produtores terão acessos a outros benefícios como: contratos melhores na venda da produção da soja, do algodão, além de linhas de crédito diferenciadas no mundo, que já existem atualmente para áreas que geram sustentabilidade. São coisas que, se a gente provar, vamos melhorar muito enquanto agricultura brasileira, e isso a gente prova através das informações do nosso Operation Center, uma plataforma que gerencia os dados das máquinas que trabalham no campo”, disse.

Para acessar o crédito de carbono, de acordo com Roberto Petri é preciso provar as operações realizadas na fazenda. “O produtor planta direitinho, produz matéria orgânica, aplica da forma correta, mas isso não serve de discurso, tem que provar, e esta prova é as informações que o produtor tira do Operation Center, uma plataforma global, lançada no mercado há cinco anos e que está em funcionamento há dois anos. Todas as máquinas que estão conectadas na internet e que tem acesso a esta plataforma, estão colocando dados nela, que servem para provar para projetos de crédito de carbono e que a agricultura que está sendo feita aqui é sustentável, que não está agredindo o meio ambiente e uma série de informações que não tem como serem manipuladas”, destaca.

Para o engenheiro agrônomo e coordenador de projetos agronômicos da Agro Baggio, Caio Vilela Cruz, hoje já existe um mercado de crédito de carbono consolidado no brasil. A partir disso, a Agro Baggio, juntamente com a John Deere, Data Farm e laboratório Ibra fornece um caminho para que o produtor possa melhorar a sua produtividade e aumentar o carbono no solo e, futuramente creditar o carbono.

Caio explica que o projeto ainda é novo, tendo iniciado no Show Safra, no mês de março em Lucas do Rio Verde. “A gente ainda está iniciando o projeto, e apresentar o funcionamento dele e os benefícios aos produtores são os primeiros passos. A ideia é apresentar para os produtores, para que eles possam pensar mais sobre o assunto e identificar quais são as possibilidades que cabem dentro de suas propriedades e assim vamos conseguindo colocar essas tecnologias dentro das propriedades mato-grossenses como um caminho para o produtor acessar este mercado”, ressalta.  

 

 



Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link acima ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos deste site (Jornal Caiabis) estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral - LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Não reproduza esta matéria em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Jornal Caiabis, por escrito.



LEIA TAMBÉM






CADASTRE-SE

Você poderá receber nossos informativos e notícias importantes.

FORMULÁRIO DE CADASTRO

FALE COM A REDAÇÃO

Você tem alguma reclamação ou elogio, sugestão matérias ou informar um fato?

ABRIR UM CHAMADO


Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados

Este website foi desenvolvido e é hospedado por: