In�cio
Bom Dia! - Hoje é Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024
Hora Certa: 10:57

Ex-prefeito de Tapurah destaca importância da emancipação do município para o desenvolvimento da microrregião

Publicado 28/03/2022 - 22:14 e atualizado 28/03/2022 - 22:17
Por: Redação

Considerado um dos responsáveis pela criação e emancipação dos municípios de Itanhangá e Ipiranga do Norte, o ex-prefeito de Tapurah (entre 1993 e 1996), Ademir Macorin da Silva, afirma que a criação dos dois novos municípios colaborou também com o crescimento e desenvolvimento do município (mãe) de Tapurah. Macorin, que foi agraciado recentemente pela câmara de vereadores de Itanhangá com o título de cidadão honorário do município, destacou que em sua gestão (1993-1996) a reforma agrária foi abraçada como uma das principais metas, sem esquecer os investimentos na sede do município, principalmente nas áreas de infraestrutura como: drenagem, asfalto, escola agrícola, delegacia de polícia, ginásio de esportes e hospital municipal.

O ex-prefeito relata que na época a área do município de Tapurah era de 1.150.000 (um milhão e cento e cinquenta mil) hectares, tornando a administração mais difícil para os gestores. “Vimos na época que a reforma agrária seria o melhor caminho para trazer o desenvolvimento nesta região e dar um atendimento mais digno para as famílias que residiam, tanto na Gleba de Ipiranga do norte, quanto em Itanhangá”, disse.

A elaboração do projeto e do assentamento para Itanhangá com uma área de 115 mil hectares destinada ao assentamento de 1.150 famílias foi realizado e implantado totalmente durante a sua administração. Segundo Macorin, em março de 1.994 políticos estaduais e o superintendente do Incra em Mato Grosso sobrevoaram a gleba de Itanhangá para vistoriar as áreas que seriam desapropriadas na época para o assentamento das famílias.

O desafio e a coragem de criar um dos maiores projetos de assentamentos agrários do mundo foi muito grande, segundo Macorin. “Para isso acontecer nós tivemos muita coragem e perseverança, além do apoio da câmara dos vereadores, Incra, através do superintendente Lutero Siqueira e do deputado federal Rodrigues Palma, que muito contribuíram para o sucesso do projeto. Claro que tiveram também pessoas que nos criticassem por isso, mas eu sempre acreditei e defendi que isso daria certo e seria o melhor caminho para a nossa região”, ressalta.

Para Macorin, ver atualmente Itanhangá como uma cidade bonita e desenvolvida, pronta para o futuro, contribuindo para o desenvolvimento da região mostra que o empenho e a perseverança valeram a pena. Segundo ele, além do próprio município ter crescido e se desenvolvido, permitiu também que a população que residia e reside em Tapurah e Ipiranga do Norte fossem melhores atendidas pelos serviços públicos de cada município.

“Hoje os três municípios (Tapurah, Itanhangá e Ipiranga do Norte) estão entregues a três prefeitos inteligentes, com gestões modernas do ponto de vista administrativo, e com potencial muito grande de crescimento e desenvolvimento para as gerações futuras”, pontua.   

 



Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link acima ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos deste site (Jornal Caiabis) estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral - LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Não reproduza esta matéria em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Jornal Caiabis, por escrito.



LEIA TAMBÉM






CADASTRE-SE

Você poderá receber nossos informativos e notícias importantes.

FORMULÁRIO DE CADASTRO

FALE COM A REDAÇÃO

Você tem alguma reclamação ou elogio, sugestão matérias ou informar um fato?

ABRIR UM CHAMADO


Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Este website foi desenvolvido e é hospedado por: