In�cio
Bom Noite! - Hoje é Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024
Hora Certa: 02:31

Plantio da soja avança na região e já atinge 40% da área em Tapurah

Número de hectares plantados na atual janela já é considerado recorde pelos produtores rurais em 2021. Expectativa é que plantio seja concluído em toda a região até final do mês

Publicado 08/10/2021 - 08:38 e atualizado 08/10/2021 - 08:39
Por: Redação

Desde o encerramento do período do vazio sanitário, no dia 15 de setembro e as primeiras chuvas caíram no solo mato-grossense os produtores de soja deram a largada no plantio da safra 2021/2022. O vazio sanitário é um intervalo obrigatório entre os meses de junho e setembro para a área agrícola, onde neste período, a presença de plantas vivas de soja e seu cultivo ficam proibidos para evitar a ocorrência de pragas típicas da lavoura, em especial a ferrugem asiática.

 As chuvas que caíram no final de setembro e início de outubro foram determinantes para que o plantio da nova safra de soja avance e já ultrapasse os números de hectares plantados nos anos anteriores, principalmente na safra passada (2020/2021) no mesmo período.

Conforme o presidente do sindicato rural de Tapurah, Dirceu Luiz Dezem, o plantio da oleaginosa neste ano está muito mais adiantado em relação à safra 2020/2021. “Em 2019 também tivemos um período em que o plantio esteve mais adiantado, mas nunca o plantio teve um avanço tão grande nos primeiros dias de abertura do período como agora”, disse.

Segundo Dirceu Dezem, a expectativa dos produtores é que até final deste mês (outubro) o plantio seja concluído. “Vai depender do clima, mas se o tempo continuar da forma em que está acreditamos que o plantio seja concluído até o final do mês”, frisou.

Safra recorde e bons resultados financeiros

A produção da safra de grãos 2021/2022 do Brasil ficará em 289,6 milhões de toneladas. A expectativa é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os números consideram a projeção das safras de soja, arroz, milho, algodão e feijão, que correspondem a cerca de 94% do total de grãos do país.

Em Mato Grosso o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) elevou em 0,27% sua previsão de área plantada com soja na safra 2021/2022 em Mato Grosso, para 10,84 milhões de hectares. O novo número representa aumento de 3,59% ante o ciclo anterior. Em todo o país, deve chegar a 39,9 milhões de hectares.

Em Tapurah a estimativa, segundo o sindicato rural é que sejam cultivados cerca de 220 mil hectares de soja na atual safra, mesmo número das safras anteriores.

Milho

Para a segunda safra do milho há uma projeção de aumento de área no município. Conforme o presidente do sindicato rural, o aumento do número de área a ser plantada com o cereal se dá em virtude do clima e também das ofertas de mercado que viabiliza o investimento.

“O mercado está otimista e os produtores resolveram aproveitar quase toda a área que se planta a soja para também plantar o milho segunda safra”.

 



Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link acima ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos deste site (Jornal Caiabis) estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral - LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Não reproduza esta matéria em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Jornal Caiabis, por escrito.



LEIA TAMBÉM






CADASTRE-SE

Você poderá receber nossos informativos e notícias importantes.

FORMULÁRIO DE CADASTRO

FALE COM A REDAÇÃO

Você tem alguma reclamação ou elogio, sugestão matérias ou informar um fato?

ABRIR UM CHAMADO


Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Este website foi desenvolvido e é hospedado por: