In�cio
Bom Dia! - Hoje é Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024
Hora Certa: 08:50

33º ANIVERSÁRIO DE TAPURAH - O futuro Micro Pólo de Mato Grosso

Por seu potencial econômico e seu povo batalhador, com ânsia de crescimento e desenvolvimento, o futuro de Tapurah começa a ser traçado pela atual administração, a qual acredita que o município se tornará no futuro um Micro Polo de Mato Grosso.

Publicado 03/07/2021 - 22:21 e atualizado 04/07/2021 - 21:24
Por: Roberto Paulo

O município de Tapurah comemora neste domingo (04 de julho) 33 anos de Emancipação Política Administrativa. Localizado a 430 quilômetros da capital do estado, Cuiabá, o município se destaca atualmente pela sua diversidade econômica no agronegócio, estando entre as cidades que mais crescem no Estado, fora do eixo da BR-163.  

 

Quem daquelas pessoas que chegaram a Tapurah há mais de 30 ou 40 anos imaginava que aquele Distrito de Diamantino, tomado pela mata e falta de infraestrutura, em tão pouco tempo se tornaria, mesmo estando fora do eixa da BR-163, um dos mais importantes municípios do estado de Mato Grosso na produção agrícola e suas diversas culturas implementadas pelos diferentes povos que habitaram e habitam este lugar?

 

Hoje Tapurah não é mais apenas um coadjuvante da produção de soja, milho e algodão, se tornou protagonista no agronegócio e tem seu nome lembrado com potencial maior ainda na suinocultura e avicultura, o qual recebeu o título em 2013 de “Capital da Suinocultura do Centro-Oeste”, sendo o maior produtor de suínos entre os Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, e Distrito Federal. É o município com maior rebanho de suínos e aves que abastece a planta da Brasil Foods (BRF) de Lucas do Rio Verde, a maior planta industrial da América Latina.

 

As mudanças ditadas pelo tempo e pela força de vontade daqueles que acreditaram desde o início de sua colonização, e também pelos que chegaram recentemente e continuam chegando, por acreditar que esta terra é o lugar propício para o crescimento profissional e financeiro, faz de Tapurah um dos municípios mais lembrados em todos os cantos do Estado e fora dele, por ser uma cidade limpa, organizada, com muitas oportunidades de crescimento e por ter um povo receptivo a todas as culturas. É tido como o lugar certo para se viver com a família pela qualidade de vida proporcionada aos seus habitantes.

 

Tapurah deixou a muito tempo de ser apenas o município que fica próximo (quase 100 km) de Lucas do Rio Verde, hoje tem vida própria, é menos dependente de estrutura de municípios maiores da região e da capital por ter um comércio forte e o agronegócio como maior fonte de renda, o qual não deixou em todo o período de pandemia do novo coronavírus (em 2020 e 2021) que a receita pública declinasse, estando entre poucos municípios do Estado que não sentiu fortemente os reflexos negativos na sua economia.

 

Por seu potencial econômico e seu povo batalhador, com ânsia de crescimento e desenvolvimento, o futuro de Tapurah começa a ser traçado pela atual administração, a qual acredita que o município se tornará no futuro um Micro Polo de Mato Grosso. A afirmação e a autoconfiança dos atuais gestores (Carlos Capeletti e Odair Nunes) se deve às inúmeras parcerias já firmadas e outras que ainda serão assinadas com o governo do Estado para obras de infraestrutura e demais áreas da administração pública.

 

Os caminhos já estão traçados com investimentos nas áreas de educação com  a construção de novas escolas, na área da saúde com a construção de novo pronto-atendimento e centro de especialidades e na área de infraestrutura o maior programa de pavimentação asfáltica, tanto na área urbana, quanto nas rodovias que ligarão o município a São José do Rio Claro (MT-010), Nova Maringá (MT-488) e Ipiranga do Norte (MT-010). Com as ligações destas rodovias Tapurah ficará no centro das ligações com a capital do Estado, Cuiabá, encurtando caminho para os viajantes do Norte do estado e oferecendo mais qualidade de vida aos que residem aqui.

 

Além das importantes obras de pavimentação asfáltica que tendem acelerar o ritmo de desenvolvimento do município, há também a expectativa de novas empresas e indústrias se instalarem no município, principalmente a partir do novo modelo de distribuição e comercialização dos terrenos do Distrito Industrial, que deve atrair dezenas de empresários para o setor.

 

Quem vive nesta terra comemora a cada novo dia suas conquistas e crescimento pessoal, motivando assim, os que estão chegando e dando esperança aos que chegarão nos próximos dias e anos pela certeza de que, se trabalhar e persistir no seu objetivo, não há de dar nada errado, o sucesso é fruto de tudo aquilo que é plantado com amor e trabalho. Talvez, nos 34 ou 35 anos não sejamos mais em torno de 15 mil habitantes e sim que nossa população também cresça cada vez mais, pelo desenvolvimento e que possamos comemorar o aniversário de nossa cidade com muitas festas e com muito mais motivos, um deles é o de sempre estar progredindo na economia sustentável de nossa cidade.

 

Parabéns a todos que aqui vivem e acreditam no potencial desta terra, como nós!

 

 

 



Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link acima ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos deste site (Jornal Caiabis) estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral - LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Não reproduza esta matéria em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Jornal Caiabis, por escrito.



LEIA TAMBÉM






CADASTRE-SE

Você poderá receber nossos informativos e notícias importantes.

FORMULÁRIO DE CADASTRO

FALE COM A REDAÇÃO

Você tem alguma reclamação ou elogio, sugestão matérias ou informar um fato?

ABRIR UM CHAMADO


Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Este website foi desenvolvido e é hospedado por: