O município de Tapurah comemora neste domingo (04 de julho) 33 anos de Emancipação Política Administrativa. Localizado a 430 quilômetros da capital do estado, Cuiabá, o município se destaca atualmente pela sua diversidade econômica no agronegócio, estando entre as cidades que mais crescem no Estado, fora do eixo da BR-163.
Quem daquelas pessoas que chegaram a Tapurah há mais de 30 ou 40 anos imaginava que aquele Distrito de Diamantino, tomado pela mata e falta de infraestrutura, em tão pouco tempo se tornaria, mesmo estando fora do eixa da BR-163, um dos mais importantes municípios do estado de Mato Grosso na produção agrícola e suas diversas culturas implementadas pelos diferentes povos que habitaram e habitam este lugar?
Hoje Tapurah não é mais apenas um coadjuvante da produção de soja, milho e algodão, se tornou protagonista no agronegócio e tem seu nome lembrado com potencial maior ainda na suinocultura e avicultura, o qual recebeu o título em 2013 de “Capital da Suinocultura do Centro-Oeste”, sendo o maior produtor de suínos entre os Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, e Distrito Federal. É o município com maior rebanho de suínos e aves que abastece a planta da Brasil Foods (BRF) de Lucas do Rio Verde, a maior planta industrial da América Latina.
As mudanças ditadas pelo tempo e pela força de vontade daqueles que acreditaram desde o início de sua colonização, e também pelos que chegaram recentemente e continuam chegando, por acreditar que esta terra é o lugar propício para o crescimento profissional e financeiro, faz de Tapurah um dos municípios mais lembrados em todos os cantos do Estado e fora dele, por ser uma cidade limpa, organizada, com muitas oportunidades de crescimento e por ter um povo receptivo a todas as culturas. É tido como o lugar certo para se viver com a família pela qualidade de vida proporcionada aos seus habitantes.
Tapurah deixou a muito tempo de ser apenas o município que fica próximo (quase 100 km) de Lucas do Rio Verde, hoje tem vida própria, é menos dependente de estrutura de municípios maiores da região e da capital por ter um comércio forte e o agronegócio como maior fonte de renda, o qual não deixou em todo o período de pandemia do novo coronavírus (em 2020 e 2021) que a receita pública declinasse, estando entre poucos municípios do Estado que não sentiu fortemente os reflexos negativos na sua economia.
Por seu potencial econômico e seu povo batalhador, com ânsia de crescimento e desenvolvimento, o futuro de Tapurah começa a ser traçado pela atual administração, a qual acredita que o município se tornará no futuro um Micro Polo de Mato Grosso. A afirmação e a autoconfiança dos atuais gestores (Carlos Capeletti e Odair Nunes) se deve às inúmeras parcerias já firmadas e outras que ainda serão assinadas com o governo do Estado para obras de infraestrutura e demais áreas da administração pública.
Os caminhos já estão traçados com investimentos nas áreas de educação com a construção de novas escolas, na área da saúde com a construção de novo pronto-atendimento e centro de especialidades e na área de infraestrutura o maior programa de pavimentação asfáltica, tanto na área urbana, quanto nas rodovias que ligarão o município a São José do Rio Claro (MT-010), Nova Maringá (MT-488) e Ipiranga do Norte (MT-010). Com as ligações destas rodovias Tapurah ficará no centro das ligações com a capital do Estado, Cuiabá, encurtando caminho para os viajantes do Norte do estado e oferecendo mais qualidade de vida aos que residem aqui.
Além das importantes obras de pavimentação asfáltica que tendem acelerar o ritmo de desenvolvimento do município, há também a expectativa de novas empresas e indústrias se instalarem no município, principalmente a partir do novo modelo de distribuição e comercialização dos terrenos do Distrito Industrial, que deve atrair dezenas de empresários para o setor.
Quem vive nesta terra comemora a cada novo dia suas conquistas e crescimento pessoal, motivando assim, os que estão chegando e dando esperança aos que chegarão nos próximos dias e anos pela certeza de que, se trabalhar e persistir no seu objetivo, não há de dar nada errado, o sucesso é fruto de tudo aquilo que é plantado com amor e trabalho. Talvez, nos 34 ou 35 anos não sejamos mais em torno de 15 mil habitantes e sim que nossa população também cresça cada vez mais, pelo desenvolvimento e que possamos comemorar o aniversário de nossa cidade com muitas festas e com muito mais motivos, um deles é o de sempre estar progredindo na economia sustentável de nossa cidade.
Parabéns a todos que aqui vivem e acreditam no potencial desta terra, como nós!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link acima ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos deste site (Jornal Caiabis) estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral - LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Não reproduza esta matéria em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Jornal Caiabis, por escrito.