In�cio
Bom Dia! - Hoje é Sexta-Feira, 29 de Março de 2024
Hora Certa: 07:03

Presença do Sicredi reforça papel do cooperativismo no desenvolvimento de Tapurah

Publicado 03/07/2021 - 20:58 e atualizado 03/07/2021 - 21:01
Por: Assessoria

Ao celebrar o aniversário de 33 anos de Tapurah, a Sicredi Ouro Verde MT celebra também a força de um povo que sempre acreditou na cooperação para construir uma cidade melhor. Desde a criação da Sicredi Ouro Verde MT, em 1990, produtores tapuraenses defenderam a importância de terem a própria instituição financeira para superarem as adversidades vividas na época.

Atualmente, o cooperativismo na comunidade de Tapurah se faz presente por meio de ações concretas na comunidade, como a campanha Cooperação para Salvar Vidas, por meio da qual a Sicredi Ouro Verde MT destinou R$168 mil para ações de combate à pandemia em 2021. Os recursos foram utilizados para a compra de equipamentos para o Hospital Municipal. Em 2020, por meio do Fundo Social, também foram destinados R$20 mil para contribuir com a compra de uma ambulância para o município.

            O gerente da agência Sicredi em Tapurah, Antônio Carlos Ribeiro, avalia que o Sicredi tem suma importância no desenvolvimento de Tapurah, “começando pela parte social, onde temos o Programa A União Faz a Vida, que vem ao encontro da missão da nossa cooperativa”.

            Antônio destaca a contribuição que a instituição presta à comunidade, com ações junto à Apae, Clube da Melhor Idade, Lar do Idoso, Pastoral da Criança, igrejas, além do envolvimento direto de colaboradores na realização de trabalhos voluntários junto à comunidade. “Realmente não tem como separar Sicredi e comunidade, nós participamos de mais de 80% de todos os eventos que acontecem na comunidade, estamos presentes e também contribuindo financeiramente”, ressalta.

Os resultados da participação ativa de uma cooperativa de crédito na comunidade foram atestados por uma pesquisa realizada Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), encomendada pelo Sicredi em 2020, que analisou dados econômicos de todas as cidades brasileiras com e sem cooperativas de crédito entre 1994 e 2017 e cruzou informações do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE). O estudo concluiu que o cooperativismo incrementa o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municípios em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumenta o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%, estimulando, portanto, o empreendedorismo local. Esse resultado é fundamental para alavancar o segmento no Brasil, que já conta com cerca de 11 milhões de associados, segundo o Banco Central.

Para a equipe do Sicredi em Tapurah, são as pessoas que, com seus trabalhos diários, contribuem para a construção de uma Tapurah cada dia melhor. “Para nós do Sicredi é um orgulho de fazer parte desta história. Buscamos junto com a nossa comunidade a construção de uma cidade cada dia mais completa, apoiamos as nossas crianças e os nossos jovens na construção de uma Tapurah cada vez mais próspera. Juntos semeamos ações e colhemos as conquistas, buscando no presente o futuro que a nossa comunidade merece”, destaca Antônio Ribeiro.

Sobre a cooperativa

A Sicredi Ouro Verde MT é uma das 108 cooperativas integrantes do Sistema Sicredi, com área de atuação em 15 municípios de Mato Grosso: Acorizal, Alto Paraguai, Cuiabá, Diamantino, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Jangada, Lucas do Rio Verde, Nobres, Nova Maringá, Nova Mutum, Rosário Oeste, Santa Rita do Trivelato, São José do Rio Claro e Tapurah. Possui mais de 90 mil associados e uma equipe de 558 colaboradores.

 



Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link acima ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos deste site (Jornal Caiabis) estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral - LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Não reproduza esta matéria em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Jornal Caiabis, por escrito.



LEIA TAMBÉM






CADASTRE-SE

Você poderá receber nossos informativos e notícias importantes.

FORMULÁRIO DE CADASTRO

FALE COM A REDAÇÃO

Você tem alguma reclamação ou elogio, sugestão matérias ou informar um fato?

ABRIR UM CHAMADO


Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Este website foi desenvolvido e é hospedado por: