In�cio
Bom Dia! - Hoje é Quinta-Feira, 28 de Março de 2024
Hora Certa: 09:32


Aproveitamento de alimentos traz nutrição e economia à mesa de mato-grossenses

Publicado 25/02/2021 - 09:11 e atualizado 25/02/2021 - 09:13
Por: Assessoria

Com técnicas de aproveitamento, produtores rurais transformam o excesso da produção de cultivos sazonais em receitas nutritivas e saborosas. Esse é um dos principais objetivos do treinamento de Planejamento e Aproveitamento dos Alimentos ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceria com os sindicatos rurais.

Segundo o instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Wanderson Jhones Nunes de Souza, as sobras podem transformar pratos tradicionais em receitas criativas. "Conseguimos produzir a partir da abóbora, por exemplo, doces como beijinho, farinha nutritiva e bolos. Pães e roscas a partir de vegetais, como beterraba, e hortaliças, como couve e espinafre".

Souza conta ainda que os participantes aprendem técnicas importantes para garantir o reaproveitamento do alimento como um todo, evitando assim o desperdício. "Utilizamos cascas, polpa, talos, folhas e sementes. Aproveitamos todas as partes possíveis e conseguimos produzir receitas saudáveis e com muito sabor".

O bolo de abacaxi produzido a partir da polpa e das cascas da fruta, foi uma das receitas preferidas da dona de casa, Ana Lúcia Teixeira Ribeiro. "Eu achei que por utilizar as cascas, o bolo ia ficar amargo, mas não ficou. Produzimos um caramelo como calda e ele ficou delicioso".

Moradora do município de Indiavaí, Ana Lúcia conta que tem aproveitado o tempo livre para participar do máximo de treinamentos. "Gosto muito dos cursos ligados à alimentação. Fora dessa área, fiz o treinamento de atendimento ao cliente, que futuramente pode me auxiliar a empreender no ramo".

APROVEITAMENTO EM TEMPO DE CRISE - Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 93% da população brasileira joga no lixo 1/3 de todos os alimentos comprados.

Por isso, além de proporcionar um aumento dos fatores nutricionais da alimentação, o aproveitamento integral dos alimentos pode significar também a redução do desperdício e mais economia para a mesa de muitas famílias.



Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link acima ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos deste site (Jornal Caiabis) estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral - LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Não reproduza esta matéria em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Jornal Caiabis, por escrito.



LEIA TAMBÉM






CADASTRE-SE

Você poderá receber nossos informativos e notícias importantes.

FORMULÁRIO DE CADASTRO

FALE COM A REDAÇÃO

Você tem alguma reclamação ou elogio, sugestão matérias ou informar um fato?

ABRIR UM CHAMADO


Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Este website foi desenvolvido e é hospedado por: