In�cio
Boa Tarde! - Hoje é Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024
Hora Certa: 15:33

Aulas presenciais serão retomadas em fevereiro em Tapurah

Prefeitura diz que aulas voltam no início do próximo mês em consonância aos protocolos sanitários

Publicado 15/01/2021 - 07:20 e atualizado 15/01/2021 - 07:24
Por: Redação

Após reunião entres as Secretarias de Educação e Saúde, juntamente ao Prefeito Municipal de Tapurah, Carlos Alberto Capeletti, e conversa com a Promotora Drª Cynthia Quaglio Gregorio Antunes, ficou decidido pelo retorno das aulas presenciais nas escola municipais do município a partir de 01 de fevereiro deste ano, seguindo todos os protocolos de segurança para evitar a disseminação da covid-19.

Um plano de ação de volta às aulas está sendo elaborado nos moldes do Parecer do Conselho Nacional de Educação e será apresentado aos gestores escolares bem como a todos os professores e colaboradores da educação na jornada pedagógica. Programadas para o dia 1º de fevereiro de 2021, as aulas serão retomadas de forma presencial, seguindo os protocolos de proteção e segurança, com regras e ações a serem aplicadas desde o acolhimento até a permanência dos alunos na unidade escolar.

Para os estudantes que voltarem às aulas, o programa inclui ações obrigatórias para todo o ambiente escolar, como uso de máscara, medição de temperatura, higienização das mãos e superfícies, controle sanitário no uso dos banheiros, ventilação, monitoramento de alunos e servidores com sintomas da Covid-19, distanciamento das crianças, entre outros, todos embasados pelos documentos orientadores do Ministério da Educação e da Saúde, bem como as exigências do Estado de Mato Grosso.

Segundo a Secretária de Educação, Nádia Bender, não haverá imposição para que o aluno frequente as aulas presenciais, tendo em vista a legislação e o programa que também objetiva a continuidade de aulas remotas como opção, neste caso para realização em casa. “Assim os pais que por receio ao grupo de risco e não se sentirem seguros em enviar o filho para a escola devem procurar a direção para informar. A partir desta solicitação as escolas se organizam com atividades remotas para estas crianças”, disse.

Conforme a Secretária, neste último ano (2020), a educação e outras áreas tiveram que se adaptar para enfrentar a pandemia e continuar suas atividades, prosseguimento no trabalho de acompanhamento dos alunos na rede municipal, com os processos avaliativos formativos e de diagnóstico, onde uma das exigências era as devolutivas das atividades dos estudantes realizadas semanalmente em casa. Elas foram acompanhadas e orientadas pelos professores e equipes, e, aconteceram de forma satisfatória. Neste ano de 2021, há ainda a necessidade de realizar um diagnóstico presencial, pois um dos pontos de grande relevância no programa de retorno é o nivelamento do aprendizado dos estudantes.

“Sabemos que o desafio para este ano será grandioso, como em 2020, porém com o apoio de todos os envolvidos vamos superar todos esses momentos juntos”, destaca a Secretária.

MP é favorável a volta às aulas no município

Da redação

Com Assessoria MP

Na última segunda-feira (11), a pedido da Prefeitura de Tapurah, foi realizada reunião por videoconferência, com a representante do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, para discutirem a possibilidade de retorno das atividades escolares no ano letivo de 2021.

Em que pese o quadro epidemiológico de Tapurah, bem como do Estado de Mato Grosso, inspirarem atenção diante do aumento do número de casos, e dos três recentes óbitos ocorridos no município, não passa desapercebido pela Promotoria de Justiça de Tapurah que este é o momento adequado para o planejamento e retorno das aulas presenciais no âmbito municipal.

Contudo, deve-se ter em mente que a possibilidade de eclodir uma segunda onda da pandemia, com grande aumento de casos deve ser previsto no plano de retorno às aulas, estabelecendo-se as medidas a serem tomadas diante de casos confirmados de COVID-19 nas unidades escolares e diante de eventual aumento substancial de casos no município.

Por esta razão, a Promotora de Justiça de Tapurah, Cynthia Quaglio Gregorio Antunes, defendeu novamente o tratamento igualitário entre as escolas particulares e públicas, e sugeriu que caso não houvesse espaço físico suficiente para a retomada das aulas presenciais respeitando as medidas de segurança, fosse estabelecido revezamento entre as turmas para a frequência presencial. Também, orientou que as unidades ainda não recebessem as crianças que frequentam o maternal, por se tratar de alunos que exigem maior contato físico com os monitores e professores, devendo a situação ser reavaliada no próximo trimestre.

Conforme sua assessoria, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Promotoria de Justiça de Tapurah, continua zelando pelo cumprimento das medidas de prevenção e redução dos riscos de contaminação do novo coronavírus, de maneira que a sociedade tapuraense pode contar com a Promotoria de Justiça no combate à pandemia causada pela COVID-19, bem como na diminuição de seus impactos sociais.

 

 



Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link acima ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos deste site (Jornal Caiabis) estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral - LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Não reproduza esta matéria em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Jornal Caiabis, por escrito.



LEIA TAMBÉM






CADASTRE-SE

Você poderá receber nossos informativos e notícias importantes.

FORMULÁRIO DE CADASTRO

FALE COM A REDAÇÃO

Você tem alguma reclamação ou elogio, sugestão matérias ou informar um fato?

ABRIR UM CHAMADO


Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Este website foi desenvolvido e é hospedado por: