In�cio
Bom Dia! - Hoje é Sábado, 20 de Abril de 2024
Hora Certa: 08:43

Chuvas animam produtores e contribuem para desenvolvimento das lavouras de soja na região

Publicado 15/12/2020 - 06:46 e atualizado 15/12/2020 - 06:48
Por: Redação

O volume de chuva que caiu no município de Tapurah e região Médio Norte de Mato Grosso desde o último fim de semana foi suficiente para tirar o peso da preocupação dos produtores de soja, milho e algodão, os quais enfrentaram um período de seca de 20 dias. Assim como marcava na previsão do tempo, as chuvas vieram a partir do último dia 5 e na última semana se intensificou e normalizou a situação das lavouras tapuraenses.

 Mesmo com o volume de chuva dos últimos dias e com a normalização do clima no mês de dezembro, produtores dizem que a perspectiva da safra 2020/2021 já não é a mesma do início do plantio, quando estimavam uma grande produção. Atualmente é estimada uma perda de produção entre 20 e 30%.

Para o presidente do sindicato rural de Tapurah, Dirceu Luiz Dezem, assim como em outros municípios do estado, Tapurah não terá uma produção igual a dos últimos anos, mas também não será uma safra tão ruim como estava parecendo nos últimos dias com a falta de chuva.

“Com estas chuvas que caíram nos últimos dias e com as previsões futuras, acreditamos que não será tão ruim como estava pintando. Hoje temos em nossa região casos pontuais de lavouras boas e de lavouras ruins, que sentiram mais a falta de chuva, mas no geral, podemos dizer que as lavouras estão razoáveis”, disse.

Conforme Dezem, até esta semana, desde o início do período do plantio da safra 2020/2021 algumas lavouras do município não tiveram 100 mm de chuva acumulados e outras tiveram algumas chuvas a mais e estão mais animadoras. Segundo ele, mesmo aquelas lavouras que sentiram mais a falta da chuva, ainda tem condições de se recuperar e produzir uma média satisfatória, para que o produtor não fique no prejuízo. A estimativa do sindicato é que a produção média seja entre 20 e 30% menor que a safra 2019/2020.

“Não teremos uma safra igual a do ano passado, isso já é questão definitiva em virtude de algumas lavouras que a soja não nasceu bem e algumas em que o plantio ficou mais atrasado e, isso tudo soma para que a produção deste ano seja menor em comparação a última safra. Ainda existe um tempo de recuperação destas lavouras mais atingidas pela seca, mas nós acreditamos que teremos uma produção média entre 20 e 30% menor que a safra anterior no nosso município”, pontua.

Expectativa para a safra do milho

Com o retorno das chuvas e a normalização das lavouras de soja, os produtores já começam a pensar no plantio do milho. A expectativa é que possam fazer a colheita do grão na hora certa, sem muito atrapalho causado pelo excesso de chuvas em janeiro e fevereiro e dar início ao plantio do cereal.

Para os produtores, a próxima safra do milho vai servir para recuperar o que foi perdido na produção da soja “É uma boa luz no fim do túnel para nós produtores, mas perspectivas é sempre perspectiva. A certeza mesmo a gente só tem quando se conclui a safra com a colheita, mas conforme os analistas e meteorologistas o clima vai melhorar a partir de março do próximo ano, onde a previsão diz que teremos chuvas até o mês de abril. Isso nos deixa mais animados por que poderemos ter uma produção de milho maior num momento em que a procura pelo cereal é grande e o valor pago pela saca também é satisfatório”, destaca o presidente do sindicato. 

                                                           

 



Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link acima ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos deste site (Jornal Caiabis) estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral - LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Não reproduza esta matéria em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Jornal Caiabis, por escrito.



LEIA TAMBÉM






CADASTRE-SE

Você poderá receber nossos informativos e notícias importantes.

FORMULÁRIO DE CADASTRO

FALE COM A REDAÇÃO

Você tem alguma reclamação ou elogio, sugestão matérias ou informar um fato?

ABRIR UM CHAMADO


Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Este website foi desenvolvido e é hospedado por: