In�cio
Boa Tarde! - Hoje é Terça-Feira, 16 de Abril de 2024
Hora Certa: 16:32

Incra emite e entrega 16 novos títulos de propriedade a assentados de Tapurah

Publicado 18/11/2020 - 08:37 e atualizado 18/11/2020 - 08:40
Por: Redação

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), através do Sindicato dos Trabalhadores Rurais entregou no último dia 9 mais uma remessa de títulos de propriedades a assentados dos P. A (projetos de assentamento) Santa Luzia e Rio Borges, situados no município de Tapurah. Ao todo, 16 parceleiros que estão nos lotes há anos assinaram o termo de posse e estão a partir de agora com a posse definitiva de suas áreas.

Os títulos foram encaminhados ao Sindicato, onde os parceleiros (assentados e agora proprietários) assinaram o documento, que voltou para Cuiabá na sede do Incra para serem registrados no cartório e posteriormente serão retirados pelos mesmos sem custos.

De acordo com José Ferreira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Tapurah, a partir de agora os parceleiros podem dizer que realmente são donos da terra e buscar financiamentos juntos às instituições financeiras para investimentos na propriedade. “Até para vender o sítio dele, se ele (proprietário) quiser, ele não vai depender de assinatura de ninguém mais, é dele e ninguém tira. Esse documento também vai ser uma forma de gerar imposto ao município, onde vai produzir e gerar empregos e impostos”, disse.

Segundo Zé Ferreira, a maioria dos parceleiros está há mais de 12 anos encima das áreas na luta pela titulação, sendo que alguns lutam há mais de 20 anos pelo título. “Neste período houve muitas mudanças no Incra e nas normas e leis, onde a titulação ficou suspensa por seis meses e para concluirmos o georreferenciamento também foi um processo de mais de dez anos. Houveram muitos empecilhos para conseguir a titulação, mas hoje, graças à Deus, mais uma etapa está sendo finalizada”, destaca.

Nos próximos dias o Sindicato garante que o Incra irá enviar mais uma remessa de documentos para titularizar mais 22 parceleiros do P. A Rio Borges, 12 no P. A Santa Luzia, 16 no P. A Bonanza. Para a entrega dos documentos o Sindicato está programando um evento na comunidade São Marcos, em Itanhangá.

 



Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link acima ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos deste site (Jornal Caiabis) estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral - LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Não reproduza esta matéria em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Jornal Caiabis, por escrito.



LEIA TAMBÉM






CADASTRE-SE

Você poderá receber nossos informativos e notícias importantes.

FORMULÁRIO DE CADASTRO

FALE COM A REDAÇÃO

Você tem alguma reclamação ou elogio, sugestão matérias ou informar um fato?

ABRIR UM CHAMADO


Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Este website foi desenvolvido e é hospedado por: