In�cio
Boa Noite! - Hoje é Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024
Hora Certa: 19:39

Mercado imobiliário se recupera dos efeitos da pandemia no segundo trimestre em Cuiabá

Publicado 03/08/2020 - 09:36 e atualizado 03/08/2020 - 09:38
Por: Assessoria

Após registrar diminuição no ritmo de comercialização e faturamento de imóveis no final do primeiro trimestre de 2020, devido à pandemia do novo coronavírus, a pesquisa do trimestre seguinte, realizado pelo Sindicato da Habitação de Mato Groso (Secovi-MT), se manteve estável, com 1.997 imóveis comercializados e R$ 650.264 milhões em faturamento no período.

O número de imóveis comercializados é 6,5% maior na comparação com o trimestre anterior, mas apresentou retração de 6,6% sobre o mesmo trimestre de 2019. Em relação aos valores transacionados, o montante atual é 0,7% inferior sobre o primeiro trimestre de 2020 e 1,34% superior se comparado com o segundo trimestre do ano passado.

Para o presidente do Secovi-MT, Marco Pessoz, foram as ações macro econômicas que contribuíram para a retomada das atividades no setor imobiliário, com a taxa de juros Selic abaixo dos 3%, o que reflete diretamente na composição dos juros praticados pelas instituições financeiras, fazendo assim com que o custo do dinheiro se torne cada vez mais acessível e atraente para o mercado consumidor.

“A baixa dos juros praticados no mercado influencia e impulsiona diretamente o setor produtivo da habitação, pois tantos os consumidores aproveitam esse bom momento para tomar sua decisão de compra e aquisição do imóvel, como também os investidores desse segmento que enxergam uma grande oportunidade nesse momento para realização de negócios”, disse o presidente do Secovi-MT.

Pessoz conclui que o segmento tem contribuído com toda a economia, pois ajuda a impulsionar os demais segmentos e, consequentemente, toda a cadeia produtiva. “Quando um imóvel é comercializado, toda uma engrenagem econômica se movimenta, pois o dinheiro dessa comercialização começa a girar tanto no setor público por meio do recolhimento de taxas, como nos setores privados. Como exemplo nos segmentos de varejo, como móveis e eletrodomésticos, também no de serviços quando falamos de instalações e pequenas reformas, o que já movimenta economicamente o setor das lojas de materiais para construção, e assim por diante, o que aquece a economia e principalmente mantem empregos”.

Novos, usados e por região

A comercialização dos imóveis na capital foram, na maioria, de usados, com 1.685 e apenas 312 novos. No ano passado, também no mesmo período, o número de novos imóveis comercializados foi de apenas 145 unidades, contra 1.993 unidades usadas.

Dentre as regiões da capital, a que apresentou maior transação de unidades no segundo trimestre foi a região Leste (727), seguida da Oeste (589), Norte (380) e, por último, a Sul (278). A zona rural comercializou 23 unidades no período.

O estudo de evolução do mercado imobiliário conta com o apoio da Fecomercio-MT e é realizado desde 2015 pelo Secovi-MT em uma parceria com a Secretaria de Fazenda do Município de Cuiabá, com fonte dos dados do ITBI municipal.

 



Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link acima ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos deste site (Jornal Caiabis) estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral - LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Não reproduza esta matéria em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Jornal Caiabis, por escrito.



LEIA TAMBÉM






CADASTRE-SE

Você poderá receber nossos informativos e notícias importantes.

FORMULÁRIO DE CADASTRO

FALE COM A REDAÇÃO

Você tem alguma reclamação ou elogio, sugestão matérias ou informar um fato?

ABRIR UM CHAMADO


Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Este website foi desenvolvido e é hospedado por: