In�cio
Bom Noite! - Hoje é Sábado, 20 de Abril de 2024
Hora Certa: 02:31

Empresários comemoram economia com conta de energia elétrica após investimento em sistema fotovoltaico

Proprietários de uma escola técnica em Tapurah instalaram painéis solares no telhado. Os mesmos acreditam que, em cinco anos, conseguirão recuperar valor investido

Publicado 26/07/2018 - 22:42 e atualizado 26/07/2018 - 22:46
Por: Redação

Apesar de a tecnologia permitir o aproveitamento do sol para gerar energia solar, oferecendo uma possibilidade de economia e preservação do meio ambiente, o sistema ainda é novo para muitas pessoas da região de Tapurah. Mas alguns empresários que acreditam no sistema investiram na implantação e já colhem resultados positivos.

Um dos primeiros imóveis a instalar o sistema de energia sola fotovoltaica em Tapurah foi a Escola Técnica CN Cursos polo Unopar. A empresa investiu mais de R$ 70 mil no sistema e financiou parte dos recursos pelo Fundo de Desenvolvimento do Centro Oeste (FCO). Há dois meses usando a propria energia que produz, a empresa já comemora o resultado e diz que o valor das parcelas é menor que o valor que pagaria na fatura se não tivesse o sistema.

Luciano Zangirolami, sócio proprietário da empresa diz acreditar muito no potencial do sistema e já vinha desde 2008 procurando uma empresa que oferecesse este serviço e implantasse o sistema, mas quando procurou só achou empresas de São Paulo, o que deixava o valor muito alto e inviabilizava a implantação. Ao saber que a empresa tapuraense Águia Piscinas e Construtora passou a ofertar o produto, o empresário não pensou duas vezes e foi o pioneiro do sistema no município

“Eu sempre soube que este sistema daria certo, mas não conseguia na região uma empresa que instalasse para nós, um dos obstáculos também, é que antes era muito alto o valor e agora está mais acessível. No final do ano passado, assim que a Águia Construtora iniciou a implantação, nós adquirimos o sistema e já estamos indo para o 3º mês cheio de produção de energia. Até agora, está sobrando energia e gerando os créditos para utilizarmos nas épocas que produz menos energia”, disse.

Conforme a conta de energia da concessionária Energisa, referente ao mês de junho/2018, a empresa gastou 1.147.000 KWH, enquanto produziu 1.835 KWH. Em comparação aos valores pagos em junho do ano passado (2017) a empresa pagaria cerca de R$ 1.500,00 na conta de energia, valor mais alto em comparação às parcelas do financiamento que a empresa fez para a aquisição do sistema.  Além de suprir todo o consumo da escola, a energia ainda foi o suficiente para atender duas residências dos sócios da empresa.

“Hoje, o investimento que nós fizemos, acreditamos que em cinco anos a gente paga ele e teremos ainda em torno de 25 anos para usufruir o sistema. O sistema é altamente rentável e recomendável”, destaca Luciano.

Além de estar economizando na conta de energia, a empresa virou vitrine para muitos empresários que despertam algum interesse no sistema e procuram mais informações sobre a energia solar e também para a Universidade Unopar, pois é o primeiro Polo da universidade (à distância) que utiliza o sistema. “Hoje somos o primeiro Polo universitário do Brasil a ser autossustentável de energia solar”, comemora o empresário.

Para o proprietário da Águia Piscinas e Construtora, Altemir Christoff, responsável pela instalação do sistema fotovoltaico, a energia solar tem uma grande tendência de dar passos largos no município e na região de Tapurah. Segundo ele o resultado obtido nos dois primeiros meses após a instalação do sistema na escola CN Cursos foi positivamente além do esperado e já tem muitos projetos e orçamentos em andamento nas instituições financeiras para a instalação futura.

“Este é um sistema que já existe a mais de 50 anos e veio a ficar mais acessível (barato) nos últimos anos. Tanto para quem quer fazer com recursos próprios, quanto para quem quer financiar. Hoje existem mais linhas de créditos para este fim em virtude de que não existe mais aonde o setor elétrico do Brasil implantar novas usinas hidrelétricas para atender a demanda, sem contar o impacto ambiental que as novas usinas causam. Por tudo isso é que a energia solar vive um ótimo momento no Brasil e a tendência é cada vez mais empresários e consumidores em geral investir neste tipo de sistema”, explica Altemir.

Para maiores informações sobre o sistema, os interessados podem procurar a empresa Águia Piscinas e Construtora, na Avenida Mato Grosso, esquina com a Avenida Paraná, no centro de Tapurah.

 



Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link acima ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos deste site (Jornal Caiabis) estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral - LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Não reproduza esta matéria em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Jornal Caiabis, por escrito.



LEIA TAMBÉM






CADASTRE-SE

Você poderá receber nossos informativos e notícias importantes.

FORMULÁRIO DE CADASTRO

FALE COM A REDAÇÃO

Você tem alguma reclamação ou elogio, sugestão matérias ou informar um fato?

ABRIR UM CHAMADO


Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Este website foi desenvolvido e é hospedado por: