In�cio
Bom Dia! - Hoje é Sábado, 20 de Abril de 2024
Hora Certa: 06:48

TOCANTINS MANDA RECADO

O estado do Tocantins esteve em processo eleitoral em todo o mês de maio cuja eleição ocorreu no dia 03 de junho de 2018 para eleger governador e vice para um mandato tampão de sete meses.

Publicado 10/06/2018 - 21:58 e atualizado 10/06/2018 - 22:03
Por: João Edisom

O estado do Tocantins esteve em processo eleitoral em todo o mês de maio cuja eleição ocorreu no dia 03 de junho de 2018 para eleger governador e vice para um mandato tampão de sete meses.  Foram sete concorrentes ao posto de governador. O resultado colocou no segundo turno os dois candidatos que respondem ao maior número de processos dentre os concorrentes. Então será que esta indignação da sociedade é balela?

Primeiro precisamos ver como o eleitor se comportou: 19,19% votaram branco ou nulo. Foram 3.862 votos computados para o candidato do PSOL, mesmo tendo a candidatura impugnada. Soma se a isso as abstenções e daí chegamos ao patamar de 43.54 % do total de votantes que optaram por não tomar nenhuma decisão.

O segundo ponto importante é que, conversando com profissionais (da política) de lá explicaram que as equipes de marketing dos candidatos tiveram muito trabalho e pouco resultado efetivo, uma vez que as Fake News produzidas para Whatsapp pautaram a campanha e aí responder aos ataques mentirosos tomou todo o tempo. Não houve desenvoltura de propostas, isso afastou ainda mais o eleitor das urnas.

Terceiro ponto muito importante é que se o eleitor que está indignado não fizer escolhas, os conformados farão por ele e aí quem já detém o poder permanecerá nele por mais um mandato. Neste caso, a tendência é mesmo que os mais processados ou denunciados sejam os eleitos, considerando que parte significativa destas denúncias ocorrem justamente para construir e manter o poder junto a população menos esclarecida e lideranças municipais.

Conclusão que chegamos é que para mudar alguma coisa temos que votar em massa, usar critérios rígidos, mas fazer escolhas, comparecer e decidir, caso contrario seremos os maiores colaboradores para a destruição do Brasil . Na democracia só a participação efetiva gera mudanças positivas. O estado do Tocantins mandou o recado, só não entende quem não quer.

João Edisom de Souza

Posgrado Gerenciamento 

 



Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link acima ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos deste site (Jornal Caiabis) estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral - LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Não reproduza esta matéria em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Jornal Caiabis, por escrito.



LEIA TAMBÉM






CADASTRE-SE

Você poderá receber nossos informativos e notícias importantes.

FORMULÁRIO DE CADASTRO

FALE COM A REDAÇÃO

Você tem alguma reclamação ou elogio, sugestão matérias ou informar um fato?

ABRIR UM CHAMADO


Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados

Este website foi desenvolvido e é hospedado por: